SóProvas


ID
2361253
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico que atua num ambiente hospitalar deve ter conscientização das variações dos riscos de transmissão de infecções, das dificuldades de cada método perante a natureza dos artigos, sendo importante, a fim de que possam ser tomadas as precauções necessárias para torná-las invariavelmente eficientes. Essa conscientização se inicia pelo conhecimento dos conceitos de limpeza, desinfecção, esterilização, antissepsia e assepsia, de modo a torná-los utilizáveis na prática. Glutaraldeido 2% por 30 minutos, hipoclorito de sódio 1%, álcool 70% e PVPI 10% são considerados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Glutaraldeido 2%: Indicado como esterilizante e desinfetante de: instrumentos médico-cirúrgicos e odontológicos, termômetros, equipamentos de plástico ou borracha, clínicas e hospitais veterinários (local de consultas e cirurgias); instalações diversas e outros materiais que não possam ser esterilizados pelo calor, veículos de transporte de animais, comedouros, bebedouros e ovos.

    Hipoclorito de sódio 1%:  é um desinfetante hospitalar para superfícies fixas. Possui ação bactericida, atuando como elemento oxidativo em cadeias protéicas de microorganismos.

    Álcool 70%: O álcool está entre os anti-sépticos mais seguros, não só por possuir baixíssima toxicidade, mas também pelo seu efeito microbicida rápido e fácil aplicação . Desta forma, provê rápida anti-sepsia em procedimentos como venopunções e é excepcional para higienização das mãos.

     PVPI 10% (iodopovidona): Recomendado para antissepsia em infecções cutâneas, ferimentos, queimaduras, curativos no pós-operatório, em ulcerações por decúbito. Usado para demarcação do campo cirúrgico. 

  • Assepsia

    É o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microorganismos num ambiente que não os tem, logo um ambiente asséptico é

    aquele que está livre de infecção.
    Antissepsia

    São medidas tomadas par evitar o crescimento de microorganismos e seu desenvolvimente com o uso de desinfetantes, que podem ou não acabar com esses microorganismos.
    Degermação
    Diminuição de microorganismos na pele com a lavagem de água e sabão. É a remoção de detritos e impurezas depositados, apesar do efeito do sabonete que usanos sobre a pele ser positivo, eles não conseguem remover 100% as bactérias, por isso é preciso uma limpeza mais caprichada. 

    Desinfecção´
    É o processo em que se inativa os germes e microorganismos, aqui eles perdem sua função.

    Esterilização

    Através da ação de procedimentos químicos e físicos, há a eliminação de microorganismos.
    Esterilizantes

    São meios físicos (calor, filtração, radiações, etc) capazes de destruir todas as formas microscópicas de vida.
    Esterilização

    Através de aparelhos específicos, como o autoclave nos Consultórios Odontológicos, conseguimos eliminar 100% os microorganismos.

  • Gabarito letra D

    glutaraldeido 2% por 30 minutos = desinfetante

    hipoclorito de sódio 1% = desinfetante

    álcool 70% =antisséptico 

    PVPI 10% =antisséptico

  • Glutaraldeído 2% por 30min = Desinfecção de alto nível.

    Hipoclorito de sódio 1% = Desinfecção de superfícies.

    Álcool 70% = Antissepsia.

    Iodopovidona 10% = Antissepsia.

  • Glutaraldeído só é esterilizante após um tempo de exposição de 8 à 10 horas.