SóProvas


ID
2361640
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade) utiliza-se de diversos elementos de identificação relativos à data. Aquele que se refere ao registro do local de produção do documento é o elemento

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NOBRADE, o registro do local de produção do documento deve ser descrito no elemento "data tópica", integrante da área de identificação.

    Data crônica serve para descrever as datas segundo um calendário específico.

    Datas-limite serve para descrever as datas do início e do término do período abrangido por uma unidade de descrição (documento, processo, dossiê ou conjunto de documentos).

    Data assunto serve para descrever a data do assunto tratado nos documentos.

    Data de acumulação serve para descrever os fatos que afetam a história do acerco arquivístico, como a aquisição dos documentos, doação, permuta, herança, etc.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • Gab.: letra D;

     

    Dicionário de Terminológia Arquivística (DTA)

     

    - DATA-LIMITE - Elemento de identificação cronológica, em que são mencionados o início e o término do período de produção de uma unidade de descrição.

     

    - DATA CRÔNICA - Elemento de identificação cronológica que tem por referencial um Calendário.

     

     - DATA DE ACUMULAÇÃO - Quando, nos instrumentos de pesquisas, somos levados a identificar cronologicamente a partir dos processos HISTÓRICOS pelos quais passou o acervo, estamos diante da(s): DATA DE ACUMULAÇÃO.

    Obs.: Elemento de identificação cronológica que leva em consideração variantes da história de formação do acervo como herança de fundos, sucessão arquivística e aquisições por compra ou doação, e não um calendário;

     

    - DATA ASSUNTO - é o elemento de identificação cronológica do assunto de um documento, independentemente da sua data de produção;

     

    - DATA TÓPICA - a data tópica de um documento corresponde ao local em que foi produzido este;

     

  • Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologias Arquivísticas:

     

    1. A data assunto é o elemento de identificação cronológica do assunto de um documento, independentemente da sua data de produção.

     

    2. A data crônica é o elemento de identificação cronológica que tem por referêncial um calendário.

     

    3. A data acesso apresenta-se de dois tipos: 1º - Elemento de identificação cronológica do fim da restrição de acesso a um documento. 2º - Elemento de identificação cronológica do acesso efetuado a um documento em meio eletrônico.

     

    4. A data de acumulação é o elemento de identificação cronológica que leva em consideração variantes da história de formação do acervo como herança de fundos, sucessão arquivística e aquisições por compra ou doação.

     

    5. A data de produção é o elemento de identificação cronológica pelo qual se indica a data em que o documento foi produzido.

     

    6. A data limite é o elemento de identificação cronológica, em que são indicado o índice e o término do período de uma unidade descrição.

     

    7. A data tópica é o elemento de identificação do lugar de produção de um documento.