SóProvas


ID
2362042
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma paciente de trinta anos de idade, na vigésima oitava semana de gravidez, foi atendida em consultório odontológico apresentando gengivite, lesões de cárie extensas nas faces proximais dos quatro incisivos superiores, com imagens radiolúcidas próximas às respectivas câmaras pulpares, porém assintomáticos, ausência dos primeiros molares superiores, segundos molares superiores restaurados em resina composta na face oclusal, raízes residuais nas regiões dos dentes 34, 35, 36, 37, 44, 45 e 46, e dente 47 com remanescente coronário mésio-vestibular, porém extensa destruição coronária distolingual, com invasão de espaço biológico. 

Considerando esse caso clínico hipotético, julgue o item seguinte.

Caso seja necessária a prescrição de analgésico, pode-se prescrever tanto o paracetamol (500 a 750 mg) quanto a dipirona (500 mg), respeitando-se o limite máximo de três doses diárias, com intervalos de quatro horas, por tempo restrito.

Alternativas
Comentários
  • Dipirona é contra indicado para grávidas.

  • Complementando... Risco de causar metemoglobinemia.

  • No último trimestre de gravidez, a dipirona pode causar um fechamento precoce do ducto arterial e causar complicações no momento ou depois do parto devido a alterações na coagulação do sangue da mãe e do recém-nascido. A dipirona é considerada um medicamento com categoria de risco na gravidez 

  • O uso de dipirona deve ser evitado nos 3 primeiros meses e nas últimas 6 semanas da gestação. Mesmo fora desses períodos, somente deve ser administrada em gestantes em casos de extrema necessidade.

    O paracetamol é um analgésico seguro para uso em gestantes e lactantes.