Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3pia_de_seguran%C3%A7a
Qualquer estratégia de cópia de segurança inicia com um conceito de repositório dos dados.
Num modelo não estruturado, o repositório pode ser armazenado em mídias de armazenamento com informações mínimas sobre o que e quando foi armazenado. Apesar da simplicidade de implementação, torna-se difícil recuperar as informações caso necessário.
Já um repositório global e incremental armazena várias cópias do dado. Originalmente, uma cópia de segurança completa é feita, de todos os arquivos. Posteriormente, cópias incrementais podem ser feitas, somente dos arquivos que foram modificados desde a última iteração de cópia incremental ou completa. Restaurar o sistema a um certo momento requer localizar a cópia completa obtida antes do momento dado e todas as cópias incrementais realizadas entre a cópia completa e o momento. Esse modelo oferece um alto nível de segurança de recuperação, e pode ser usado com diferentes tipos de dispositivos de armazenamento. Por outro lado, desvantagens incluem lidar com diferentes cópias incrementais e altos requisitos de armazenamento.
Num repositório global e diferencial, após a cópia de segurança completa ser feita, cada cópia diferencial captura todos os arquivos criados ou modificados desde a cópia completa, apesar de alguns já poderem ter sido incluídos numa cópia diferencial anterior. Sua vantagem é que a restauração envolve recuperar somente a última cópia de segurança completa e a última cópia diferencial.
Pessoal,
Melhor do que decorar o "conceito" é tentar entender, pois encontramos informações conflitantes na literatura, e se formos pegar ao pé da letra teremos problemas.
Tenhamos em mente as estratégias que existem e como elas ficariam numa política implementada:
Estratégias:
1 - Backup Total;
2 - Backup Diferencial;
3 - Backup Incremental.
Para uma política de backup, é caro implementá-la utilizando todas as estratégias. O comum é escolher dentre duas:
- Total (com uma frequência - ex: a cada 30 dias) + Incremental (diário) - Total de mídias: 1 do total + X (uma para cada dia do incremental)
- Total (com uma frequência - ex: a cada 30 dias) + diferencial (diário) - Total de mídias: 1 do total + 1 do diferencial (pois é cumulativo)
Olhando para as estratégias,
quando a política é executada (importante isso), na fita vai estar apenas os blocos alterados desde o último backup, independente de como foi implementada a política. Assim, a reposta poderia ser duas: (
cópia de segurança incremental/diferencial). Marcamos o item que nos foi dado para ser a resposta - letra C. Nunca poderiam estar as duas opções, o que tornaria a questão facilmente anulável .PS: Preste atenção que você não deve levar em consideração as outras fitas dos backups incrementais dos dias anteriores.