SóProvas


ID
2363359
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No concreto, pode ocorrer a incorporação de ar, como resultado do adensamento inadequado ou pelo uso de aditivos incorporados de ar, o que pode gerar alguns efeitos sobre esse aglomerado. Dentre os efeitos, é correto afirmar que ocorre

Alternativas
Comentários
  • INCORPORADORES DE AR - IAR

    ->  Reduzem a tensão superficial da água e incorporam ou adicionam ar ao concreto, prendendo-o em bolhas de 0,1 a 0,8mm. Grau eficiência depende da presença de finos, quanto mais finos (também alto consumo de cimento), menos ar é incorporado.

     

    -> Excesso de ar incorporado diminui a resistência mecânica do concreto.

     

    -> Finalidades: - Aumentar a plasticidade por diminuir o atrito entre os sólidos. - Diminuem a permeabilidade e aumentam a durabilidade (menor a/c). - Reduzem também a segregação e exsudação. - Aumentar a resistência do concreto ao fenômeno gelo-degelo. As bolhas deixam espaço para a formação dos cristais de gelo.

     

    fonte: http://www.dcc.ufpr.br/mediawiki/images/1/15/TC031_Aditivos_.pdf

  • Não Rafael,

    Se você não adensar o concreto do modo correto, ele pode criar vazios dentro dele, ficando mais poroso (++ cheio de buraquinhos)

  • ADITIVOS

     

    ~> Hidrofugante:

     

    Aditivo que reduz a absorção de água da argamassa por capilaridade.

     

    ~> ++++ Incorporador de ar  ++++++ 

     

    - Aditivo capaz de formar microbolhas de ar, homogeneamente distribuídas na argamassa, reduzindo sua densidade e conferindo-lhe melhor trabalhabilidade.

    - É um aditivo tensoativo que torna a superfície do cimento hidrofóbica de modo que o ar pode deslocar a água e permanecer ligado às partículas sólidas na forma de bolha.

    -  São utilizados para a dosagem de concreto leve, concreto em contato com água do mar e concreto pobre em finos.

     

    ~> Retentor de água:


    - Aditivo que reduz a evaporação e exsudação de água da argamassa no estado fresco, evitando ainda a perda de água frente à sucção por bases absorventes.

     

     

    ~> Espessante:

     

     Aditivo que aumenta a viscosidade das argamassas.

     

    ~> Plastificante: 

     

    - usado para tornar o concreto mais fluído.

     

    - Produto que aumenta o índice de consistência do concreto mantida a quantidade de água de amassamento, ou que possibilita a redução de, no mínimo, 6% da quantidade de água de amassamento para produzir um concreto com determinada consistência.

     

     

    ~> Aditivo retardador de pega:

     

    É uma espécie de aditivo modificador de pega, que impede a dissolução de cátions e ânions do cimento, principalmente daqueles que tem maior velocidade de dissolução durante o período inicial de hidratação.

     

     

    ~> Aditivos modificadores de pega:

     

    - são aqueles que, a partir da adição de certas substâncias volúveis ao sistema cimento-água, podem influenciar a velocidade de ionização, seja retardando ou acelerando.

     

    ~> Aditivo acelerador de pega: 

     

    - é uma espécie de aditivo modificador de pega, que promove a dissolução dos ânions que possuem menor velocidade de dissolução durante o período inicial de hidratação.

     

     

    ~> Aditivos impermeabilizantes:

    - possuem propriedades hidrófugas evitando a absorção de água para dentro do concreto, aumentado assim a vida útil do material.

     

     

    -> Obs:

     

    O Concreto de Alto Desempenho (CAD):

     

    é um concreto que atinge altas resistências, proporcionando redução nos tamanhos de peças, redução no peso próprio da estrutura, aumento da vida útil da estrutura, entre outros benefícios.

     

    - Para sua obtenção é necessária a utilização de adições como sílica ativa e aditivos como os superplastificantes, que permitem grandes reduções do teor de água no concreto (por isso podem ser chamados também de aditivos redutores de água).

     

     

     

  • Aditivo incorporador de ar: Este tipo de aditivo é utilizado para obter um sistema de bolha de ar microscópico estável e uniforme. O uso deste aditivo é fundamental em países de clima muito frio, pois aumenta a resistência do concreto em ciclos de gelo e degelo.