SóProvas


ID
2363440
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca de alguns tipos de expedientes existentes de acordo com os critérios de correspondência oficial, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Comentário: Como falamos em nossa aula de correspondência oficial, a banca cobrou a literalidade do Manual de Redação da Presidência da República.

            A alternativa (A) está errada, pois o item 3 de nossa aula, que é um extrato do Manual, afirma que “Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.”

                   A alternativa (B) está errada, pois o item 3.4.1 de nossa aula, que é um extrato do Manual, afirma que “O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.”

                   A alternativa (C) é a correta, pois o item 3.3.1 de nossa aula afirma que Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.”

                   A alternativa (D) está errada, pois o item 3.4.1 de nossa aula afirma que “Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.”

    Gabarito: C

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-de-portugues-trf-2a-regiao-analista-sem-especialidade/

  • A alternativa (B) está errada, pois  “O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.”E a questão coloca a expressão "ou ainda, de órgãos diferentes",o que deixa a alternativa errada.

    Temos que nos ater para os pequenos detalhes,haja vista que uma única palavra faz com que nosso sonho se torne realidade ou não.

  • MEMOrando = mesmo órgão 

    Aviso = mesma hierarquia 

     

  • Aprendi aqui no QC.

    Quem AVISA ministro é.

  • "Demais autoridades" é autoridade de mais, o presidente não emite ofício.

  • Manual de Redação da Presidência da República 
    a) Há três tipos de expediente que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o aviso, o ofício e o memorando (3.0). 
    b) Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente no mesmo nível ou em nível diferente. Então, é uma modalidade de comunicação eminentemente irterna. 
    c) correto. 
    d) Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os depachos ao memorando devem ser dados no próprio documento, e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.

  • Gabarito C.

    Quem avisa, Ministro é.

    Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente no mesmo nível ou em nível diferente. Então, é uma modalidade de comunicação eminentemente interna. 

    Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os depachos ao memorando devem ser dados no próprio documento, e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.

  • ta desatualizada

  • GABARITO: LETRA C

    O padrão ofício:

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era: a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção:Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.