SóProvas


ID
2363869
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca do conceito e da composição do Plano de Contas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item A

     

     

     

     

    (A) Ele é composto basicamente pelo Elenco de Contas e pelo Manual de Contas, podendo conter outros elementos que auxiliem na elaboração das demonstrações contábeis. (Correto)

     

    O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constituí na verdade um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta - o chamado "Manual de Contas", que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para que serve, o que deve conter e outras informações sobre critérios gerais de contabilização.

     

     

     

     

    Fonte: (http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm)

  • Alguem poderia explicar o erro na E ?

  • Letra E. "As contas sintéticas de um Plano de Contas são aquelas que não recebem lançamentos, portanto, referem-se apenas aos grupos e aos subgrupos do Balanço Patrimonial."

     

    Não se referem apenas aos grupos e aos subgrupos. Isso pode ser visualizado aqui: http://www.crc-ce.org.br/crcnovo/download/contab_contrucao_civil_02.pdf

     

    Forma sintética:

     

    "ATIVO (grupo)

    1.1 CIRCULANTE (subgrupo)

    1.1.1 DISPONÍVEL (divisão do subgrupo)

    1.1.2 CRÉDITOS DE VENDAS DE IMÓVEIS (divisão do subgrupo)"

     

    Forma analítica:

     

    "ATIVO

    1.1 CIRCULANTE

    1.1.1 DISPONÍVEL

    1.1.1.1 Caixa

    1.1.1.2 Bancos Conta Movimento

    1.1.1.3 Aplicações de Liquidez Imediata

    1.1.2 CRÉDITOS DE VENDAS DE IMÓVEIS

    1.1.2.1 Notas Promissórias a Receber

    1.1.2.2 Repasses do SFH a Formalizar

    1.1.2.3 FGTS a Repassar

    1.1.2.4 Juros Contratuais a Receber"

     

  • Erro da alternativa E (Complementando):

     

    O plano de contas contempla contas do ativo, passivo, despesas, receitas e custos; assim, as contas sintéticas são utilizadas pelo Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado etc; e não somente pelo balanço patrimonial como afirma a alternativa E.

  • Qual o erro da D?

  • Qual o erro da letra D ?

  • Qual o erro da letra D?

  • -

    Erro da Alternativa D: A função de uma conta é a sua ação, para que serve, qual o papel que desempenha na

    escrituração, explicação do objeto da conta, sendo a expressão descritiva da sua natureza.

  • Letra a.

    Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários. Não existem um tipo padrão de plano de contas determinado por normas, cada empresa poderá ter o seu. Normalmente o plano de contas possui algumas partes que são essenciais na sua estruturação e composição, são elas:

    1. Elenco das contas

    2. Função das contas

    3. Funcionamento das contas

    4. Manual das contas

    O elenco das contas é a relação e a nomenclatura das contas, normalmente sendo identificada com uma codificação.

    A função de uma conta é a sua ação, para que serve, qual a papel que desempenha na escrituração, explicação do objeto da conta, sendo a expressão descritiva da sua natureza.

    O funcionamento da conta é um relacionamento de uma conta com outras demais (respeita o mecanismo de partidas dobradas), evidenciando como se comporta diante de seu objetivo.

    O Manual é o documento contábil onde estarão registradas as contas, sua função e funcionamento.

    O plano deve conter as contas sintéticas, que identificam o grupo e sub grupo, e contas analíticas, que identificam quais contas serão apresentadas no balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício.

  • Gabarito letra A.

    Vamos lá, vou tentar justificar as demais de forma simples.

    (B) Ele obedece a um modelo padrão definido pela legislação que determina quais contas devem constar obrigatoriamente no Elenco de Contas.

    Justificativa: Ele não segue um modelo padrão definido, é justamente o contrário, é feito para se adequar às necessidades da empresa.

    (C) Ele deve ser estruturado da forma mais detalhada possível, devendo conter apenas contas analíticas, ou seja, contas que recebem lançamentos.

    Justificativa: Possui tanto contas sintéticas quanto contas analíticas.

    (D) A função da conta, ou seja, o mecanismo de débito e crédito e a natureza do saldo, deve estar explicitada no Manual de Contas.

    Justificativa: Aqui ele trouxe o significado de FUNCIONAMENTO (mecanismo de débito e crédito e a natureza do saldo) da conta. Já a FUNÇÃO da conta é o que a conta REPRESENTA, para quê a conta SERVE.

    (E) As contas sintéticas de um Plano de Contas são aquelas que não recebem lançamentos, portanto, referem-se apenas aos grupos e aos subgrupos do Balanço Patrimonial.

    Justificativa: Galera, aqui bastava lembrar que as contas que vão para o BP são somente as contas patrimoniais (Ativo, Passivo e PL). As contas de RESULTADO, ou seja, DESPESA E RECEITA, são as contas que ficam na DRE. Logo, não somente as Patrimoniais que podem ser sintéticas, as Receitas e Despesas também podem ser sintéticas.

    Bons estudos!

  • Outra questão para revisar plano de contas: Q833281