SóProvas


ID
2364004
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O advento do livro digital como uma forma de propagar informações mudou radicalmente a realidade das bibliotecas, mas isso não significa que a biblioteca perdeu seu papel de preservar e dar acesso às publicações. Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso, as afirmações sobre o acervo digital:

( ) É necessário renovar constantemente o acesso às publicações, com diversos fornecedores, visando à manutenção da oferta das obras no acervo.

( ) Há perda de autonomia da biblioteca para realizar empréstimos, com serviço controlado pelos fornecedores e seus recursos tecnológicos.

( ) O preço das publicações digitais é alto, representando investimento constante das bibliotecas para manter o acervo sem, necessariamente, ampliá-lo.

( ) Os contratos com os fornecedores de acesso ao livro digital determinam os livros que devem permanecer no acervo de acordo com a necessidade e interesse dos usuários da biblioteca.

( ) A partir do momento do contrato com os fornecedores de acesso, o livro digital passa a ser de propriedade da biblioteca.

Assinale a resposta que corresponde à sequência correta de resposta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    (V) É necessário renovar constantemente o acesso às publicações, com diversos fornecedores, visando à manutenção da oferta das obras no acervo.

    (V) Há perda de autonomia da biblioteca para realizar empréstimos, com serviço controlado pelos fornecedores e seus recursos tecnológicos.

    Tal perda de autonomia ocorre, principalmente, pelo fato dos fornecedores normalmente limitarem a quantidade de acessos, de forma que os empréstimos se tornam limitados.

    (V) O preço das publicações digitais é alto, representando investimento constante das bibliotecas para manter o acervo sem, necessariamente, ampliá-lo.

    A mudança no desenvolvimento de coleções decorrente das bibliotecas digitais, criando opções como a assinatura, exigem um constante investimento para manter o acesso sem necessariamente ampliá-lo.

    (F) Os contratos com os fornecedores de acesso ao livro digital determinam os livros que devem permanecer no acervo de acordo com a necessidade e interesse dos usuários da biblioteca.

    Os contratos são realizados e determinam apenas tempo e condições de acesso.

    (F) A partir do momento do contrato com os fornecedores de acesso, o livro digital passa a ser de propriedade da biblioteca.

    Como nos exemplos citados acima da assinatura, a posse do material não é da biblioteca, sendo que a mesma só tem como acessar o material pelo prazo determinado, assim, a posse do material pertence ao fornecedor.