SóProvas


ID
2365903
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma das principais funções dos sistemas operacionais é o escalonamento e o controle dos diferentes processos em execução em um computador. Com relação ao funcionamento de um sistema operacional na gerência de processos, considere as seguintes afirmações: 

I A única diferença entre processos e threads é que um processo é iniciado diretamente pelo sistema operacional enquanto que uma thread é iniciada por um processo em execução.

II Deadlock é a situação em que dois ou mais processos estão em estado de espera, à espera de sinais de término emitidos entre si, de maneira que nenhum processo possa ser finalizado.

III Memória virtual é uma faixa de endereço que utiliza o espaço de disco para estender a RAM. Para melhorar o desempenho da memória virtual, utiliza-se um método de paginação.

IV Falha de segmentação é um sinal do sistema operacional a um processo indicando que este tentou executar uma operação não existente. 

Estão corretas as afirmações 

Alternativas
Comentários
  • Os arquivos de paginação nada mais são do que um espaço no disco rígido reservado para ajudar a armazenar os dados da memória RAM quando ela está cheia. É uma forma de estender a quantidade de memória para os dados temporários utilizados pelos aplicativos em execução sem que você precise fazer um upgrade de hardware.

     

    Falha de segmentação (segmentation fault, também referido por segfault) é um erro que ocorre em programa quando este tenta acessar (para leitura ou escrita) um endereço na memória RAM que está reservado para outro programa (ou o próprio sistema operativo) ou que não existe.

  • processos podem ser iniciados de 3 formas: chamadas de sistema, iniciado por outro processso e iniciado por um usuário.

    existem inúmeras diferenças entre threads e processos, mas pra não alongar o comentário cito essa: processos possuem um comportamento concorrente de forma que o kernel é o reponsável pela retirada de um processo em execução, mudança de contexto e escalonamento de outro. As threads possuem um comportamento cooperativo, de modo que a thread em excução muda de estado espontaneamente para que a thread "irmã" seja executada. O processos "pai" não realiza preenpção de thread. existe também a questão de processos serem entendidas como unidades de alocação de recursos, e a threads serem entendidas como unidades de execução e usam o mesmo espaço de endereçamento se pertencerem a um mesmo processo. Vale lembrar que o conceito de thread é especializado quando falamos de modo núcleo e modo usuário.

     

    sobre sinal, é importante que saibamos diferenciar as diferentes comunicações entre processos. Sinais são interrupções e não realizam troca de informações, além de fazerem uso de variáveis de sinalização (mutex, semáforos). Quanto a Mensagens, essas fazem sim troca de informações.