GABARITO: A
O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1).
Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário. Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booliana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (BinaryTerm). Um agrupamento de 4 bits, ainda, é chamado de nibble.
O Senhor te abençoe e te guarde;
Números 6:24
+ utilizado no mundo da computação: sistema binário;
Sistema decimal: cada algarismo tem um valor posicional, ou seja, cada algarismo tem um peso de acordo com a sua posição na representaçao do valor.
Sistema binário: trabalha internamente com dois níveis de tensão (ligado/desligado, verdadeiro/falso, aberto/fechado). Utiliza os símbolos 0, 1, sendo cada símbolo designado por bit (Binary Digit). "É o sistema numérico, composto por dois algarismos, utilizado por máquinas com circuitos digitais para interpretar informações e executar ações e que, por meio dessa linguagem o computador exibe e processa textos, números e imagens."
Sistema Octal: É um sistema de numeraçao de base 8, ou seja, recorre a 8 símbolos (0,1,2,3,4,5,6,7).
Sistema Hexadecimal: É o sistema mais utilizado na programação de microprocessadores; Utiliza os símbolos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9) do sistema decimal e as letras (A,B,C,D,E,F). Sendo A=10,B=11,C=12,D=13,E=14, F=15. É a alternativa mais viável ao sistema binário.
Fonte: https://pplware.sapo.pt/gadgets/high-tech/sistemas-de-numerao-decimal-binrio-octal-e-hexadecimal/