SóProvas


ID
2366071
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O tipo de arquivo que se caracteriza pela guarda de documentos e papéis que oferecem baixa frequência de uso, consulta ou referência é denominado:

Alternativas
Comentários
  • É o conjunto de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda sua destinação (guarda permanente ou eliminação).

     

    Arquivo corrente (Primeira idade) Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (D.T.A.) de 1996, página 6, é o “conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados”. Essa idade corresponde a produção do documento, sua tramitação, a finalização do seu objetivo e a sua guarda.

     

    Arquivo Intermediário (Segunda idade): “Conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final” (D.T.A. 1996, p. 7). Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução.

     

    Arquivo permanente (Terceira idade): “Conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor” (D.T.A. 1996, p. 8). Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas .

  • Arquivo corrente - é constituído de documentos de uso frequente, normalmente nas próprias unidades que os receberam ou produziram.

    Arquivo intermediário - é constituído de documentos que deixaram de ser consultados frequentemente mas que ainda podem ser solicitados (normalmente transferidos dos arquivos correntes) como também de documentos que aguardam o cumprimento de prazo que antecedem à microfilmagem.

    Arquivo permanente - é constituído de documentos que perderam seu valor administrativo e que são conservados por seu valor legal e/ou histórico.

     

  • Permanente: conjunto de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
    Intermediário: são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    Corrente: são aqueles em curso, ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.


    GABARITO -> [D]

  • Questão mal formulada, pois ao meu ver poderia ser também a alternativa A, arquivo permanente.

  • LETRA D CORRETA

    CORRENTE ou 1º IDADE: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador, possuem valor primário. São arquivos ATIVOS.

     INTERMEDIÁRIO ou 2º IDADE: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário.

     PERMANENTE ou 3º IDADE: formado por documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente, ou seja, não podem ser eliminados/ descartados de forma alguma em decorrência de seu valor probatório e/ou informativo para o Estado ou sociedade.