- 
                                Resposta: Item A       O método das partidas dobradas (ou digrafia) remonta à época do frade franciscano Luca Pacioli, que escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas ou Digrafia), publicado em 1494, enfatizando que a todo débito corresponde um ou mais crédito, sendo que o total de débito é exatamente igual ao total de crédito, ou seja, não existe débito sem crédito. É o método mais utilizado no Brasil.       Fonte: (Contabilidade 3D) 
- 
                                Nao concordo com o gabarito.  "Para cada crédito há sempre um débito correspondente." - > a afirmativa não está correta considerando que pode ser um ou mais débitos. 
- 
                                GABARITO A   Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.   Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também. Como é mais comum uma transação conter somente duas entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome "dobrado".   Maneiras que podem ser lançadas: 1 conta débito + 1 conta crédito
 1 conta débito + Várias contas crédito
 Várias contas débito + 1 conta crédito
 Várias contas débito + Várias contas crédito
     
- 
                                A essência do método das partidas dobradas é que o registro de qualquer operação contábil implica que um débito, em uma ou mais contas, deve corresponder a um crédito de igual valor, em uma ou mais contas. Desta forma, a soma dos valores creditados será sempre igual à soma dos valores debitados. Nunca haverá um débito sem crédito correspondente. 
 Assim, correta a alternativa A. 
- 
                                Não concordo com o gabarito, não necessariamente um sempre haverá para cada débito um crédito, por exemplo as fórmulas de lançamento, a segunda formula por exemplo ( um débito e dois ou mais créditos ) não segue essa regra.  
- 
                                Cada banca pede de forma diferente sobre o conceito do método. Complicando muito a vida do concurseiro. O importante é estudar todas as definições e eliminar as mais elimináveis na hora da prova e rezar que dê tudo certo. Acertei aqui mas respondi de forma igual em questão de outra banca e errei.  
- 
                                ALTERNATIVA A   Pensar sempre que há uma relação de igualdade entre débito e crédito.   2021: ano de vitória.