Contagem de Reticulócitos (C.R.):
Exame destinado à contagem das células que precedem as hemácias, os reticulócitos, que são assim chamados por conta dos restos nucleares em seu interior que quando entram em contato com o corante azul-brilhante de cresil precipitam-se em formas de grânulos, estruturas chamadas de retículos. Tem grande importância clinica para avaliar a eritropoiese, muito solicitado em pacientes anêmicos.
O método manual consiste em adicionar em um tubo de ensaio partes iguais do sangue total colhido em tudo com EDTA e o corante azul-brilhante de cresil, este tubo deve ficar em banho-maria a 37°C entre 15 a 40 minutos. Após este tempo é feito um esfregaço comum, esperar secar e fazer a contagem na objetiva de 100x.
A contagem deve ser feita em 10 campos aleatórios, anota-se quantos reticulócitos estão presentes em cada campo e os soma, o valor total é dividido por 10 e dado em porcentagem.
Valores de referência: 0,5% a 2%.
↑ Valores altos: Significa alta produção de eritrócitos pela medula, devem ser avaliados outros parâmetros para definir se é uma situação fisiológica ou patológica.
↓ Valores baixos: A medula não está produzindo eritrócitos suficientes, devem ser solicitados outros exames para saber a causa raiz.