-
a) ERRADO. 3.4 Corte: Plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.
b) ERRADO. 3.5 Fachadas: Representação gráfica de planos externos da edificação. Os cortes transversais e longitudinais podem ser marcados nas fachadas.
c) ERRADO. 3.3 Planta da Edificação: Vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários.
d) ERRADO. 3.1 Planta de Situação: Planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina.
e) CERTO. - ITEM 3.2 da NBR 6492/94
-
a) Cortes: compreendem a representação gráfica de planos externos da edificação. Os cortes transversais e longitudinais podem ser marcados nas fachadas. ( SÃO AS FACHADAS QUE REPRESENTAM OS PLANOS EXTERNOS)
b) Fachadas: correspondem à representação gráfica de todos os pormenores necessários, em escala adequada, para um perfeito entendimento do projeto e para possibilitar a sua correta execução. ( REPRESENTAÇÃO DOS PLANOS EXTERNOS DA EDIFICAÇÃO)
c) Planta de edificação: compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina. Nota: para aprovação em órgãos oficiais, esta planta deve conter informações completas sobre a localização do terreno. ( PANTA DE SITUAÇÃO)
d) Planta de situação: consiste numa vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários. Nota: as plantas de edificação podem ser do térreo, subsolo, jirau, andar-tipo, sótão, cobertura, entre outros. ( PLANTA DE EDIFICAÇÃO)
e) Planta de locação (ou implantação): compreende o projeto como um todo contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como: movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros. Nota: a locação das edificações, assim como a das eventuais construções complementares, são indicadas nesta planta.
-
A) ERRADA
NBR 6492/94 ITEM 3 DEFINIÇÕES
3.4 CORTE
Plano secante vertical que divide a edificação em duas
partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.
B) ERRADA
NBR 6492/94 ITEM 3 DEFINIÇÕES
3.5 FACHADA
Representação gráfica de planos externos da edificação.
Os cortes transversais e longitudinais podem ser
marcados nas fachadas.
C) ERRADA
NBR 6492/94 ITEM 3 DEFINIÇÕES
3.3 Planta de Edificação
Vista superior do plano secante horizontal, localizado a,
aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura
desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira
a representar todos os elementos considerados necessários.
D) ERRADA
NBR 6492/94 ITEM 3 DEFINIÇÕES
3.1 Planta de situação
Planta que compreende o partido arquitetônico como
um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações
específicas em função do tipo e porte do programa,
assim como para a finalidade a que se destina.
E) CORRETA
NBR 6492/94 ITEM 3 DEFINIÇÕES
3.2 Planta de locação (ou implantação)
Planta que compreende o projeto como um todo, contendo,
além do projeto de arquitetura, as informações necessárias
dos projetos complementares, tais como movimento
de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de
drenagem, entre outros.
-
a) Definição de fachada;
b) Definição de detalhes ou ampliações;
c) Definição de planta de situação;
d) Definição de planta de edificação.
-
Atualizando...
NBR 6492/2021
Corte: representação gráfica realizada a partir de um plano secante vertical que divide o edifício ou outro objeto em duas partes, no sentido longitudinal ou no transversal.
Fachada 〈projeto arquitetônico〉 representação gráfica por meio da em projeção vertical ortogonal de cada um dos lados planos externos de uma edificação
NOTA Os cortes transversais e longitudinais podem ser marcados nas fachadas
Planta da Edificação: A nova redação não apresenta definição para esse termo.
Mas o item 4.1.2 Os documentos gráficos são quaisquer peças cujas informações são transmitidas por uma das formas a seguir: a) desenhos: As plantas do projeto urbanístico devem apresentar todos os elementos projetados, sejam edificados ou não, e a sua inserção no território preexistente. NOTA Recomenda-se que a altura do plano secante seja de 1,50 m. No entanto, ela pode variar para cada projeto, de maneira a representar os elementos considerados fundamentais, recomendando-se que as exceções sejam informadas claramente.
Planta de situação planta com a função de situar a área de intervenção no terreno em relação às áreas vizinhas ou aos terrenos vizinhos que compõem a(s) quadra(s) e ao(s) logradouro(s) que a limita(m)
Planta de implantação (não mais chamada de planta de locação) planta que compreende a localização e as dimensões da edificação, conjunto edificado ou espaços não edificados, e do edifício isolado no lote ou na área de intervenção, indicando, em escala compatível, as dimensões do terreno, recuos, projeção da(s) cobertura(s) e áreas permeáveis e impermeáveis
Questão desatualizada. Gabarito antes da revisão Letra E