SóProvas


ID
2366842
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Adequar a arquitetura ao clima de um determinado local significa construir espaços que possibilitem ao homem condições de conforto [...]. À arquitetura cabe tanto amenizar as sensações de desconforto impostas por climas muito rígidos, tais como os de excessivos calor, frio ou ventos, como também propiciar ambientes que sejam, no mínimo, tão confortáveis como os espaços ao ar livre em climas amenos.”                (Frota e Schiffer, 2001, p. 53.)

Sobre o conforto ambiental nas edificações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O beiral, para proteção de paredes opacas, deve ser analisado sob o ponto de vista de sua eficiência no que concerne a fatores como absorção, isolação e emissividade, que têm maior importância nestes casos. A continuidade da proteção horizontal melhora a ventilação da camada de ar próxima à parede, tornando a proteção mais eficiente.
( ) No que se refere ao arranjo das edificações nos lotes urbanos, em regiões de clima quente e úmido, elas devem estar dispostas de modo a permitir que a ventilação atinja todos os edifícios e impeça a ventilação cruzada nos seus interiores. Isto significa que o partido arquitetônico deve prever construções alongadas no sentido longitudinal ao vento dominante.
( ) Em regiões de clima quente e úmido, a cobertura deve seguir o mesmo tratamento dos vedos, isto é, ser de material com inércia média, mas com elementos isolantes, ou espaços de ar ventilados, os quais têm como característica retirar o calor que atravessa as telhas que, deste modo, não penetrará nos ambientes.
( ) A pintura externa das construções em climas quentes deve ser preferivelmente de cores escuras, visando a maior retenção possível de radiação solar e garantindo, portanto, menor travessia de calor pelos vedos.
( ) Os índices biofísicos de conforto térmico se baseiam nas trocas de calor entre o corpo e o ambiente, correlacionando os elementos do conforto com as trocas de calor que dão origem a esses elementos.
( ) Os espaços de ar confinados, portanto, não ventilados, entre duas lâminas paralelas, apresentam resistência térmica que será função dos seguintes fatores: espessura da lâmina de ar, sentido do fluxo térmico e emissividade das superfícies em confronto. 

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • (V) O beiral, para proteção de paredes opacas, deve ser analisado sob o ponto de vista de sua eficiência no que concerne a fatores como absorção, isolação e emissividade, que têm maior importância nestes casos. A continuidade da proteção horizontal melhora a ventilação da camada de ar próxima à parede, tornando a proteção mais eficiente. (Manual de conforto térmico)

     

    (F) No que se refere ao arranjo das edificações nos lotes urbanos, em regiões de clima quente e úmido, elas devem estar dispostas de modo a permitir que a ventilação atinja todos os edifícios e impeça a ventilação cruzada nos seus interiores. Isto significa que o partido arquitetônico deve prever construções alongadas no sentido longitudinal ao vento dominante.

    Em climas úmidos, a vegetação não deve impedir a passagem dos ventos, o que dará limitações quanto à altura mínima das copas, de modo a produziremsombra, mas não servir como barreiras à circulação do ar.

    No que se refere ao arranjo das edificações nos lotes urbanos, elas devem estar dispostas de modo a permitir que a ventilação atinja todos os edifícios e possibilite a ventilação cruzada nos seus interiores. Isto significa que o partido arquitetônico deve prever construções alongadas no sentido perpendicular ao vento dominante. (Manual de conforto térmico)

     

    (V) Em regiões de clima quente e úmido, a cobertura deve seguir o mesmo tratamento dos vedos, isto é, ser de material com inércia média, mas com elementos isolantes, ou espaços de ar ventilados, os quais têm como característica retirar o calor que atravessa as telhas que, deste modo, não penetrará nos ambientes. (Manual de conforto térmico)

     

    (FA pintura externa das construções em climas quentes deve ser preferivelmente de cores escuras, visando a maior retenção possível de radiação solar e garantindo, portanto, menor travessia de calor pelos vedos. Cores escuras absorvem calor, logo é recomendável evitá-las em climas quentes.

     

    (V) Os índices biofísicos de conforto térmico se baseiam nas trocas de calor entre o corpo e o ambiente, correlacionando os elementos do conforto com as trocas de calor que dão origem a esses elementos.

    Os índices de conforto térmico foram desenvolvidos com base em diferentes aspectos do conforto e podem ser classificados como : índices biofísicos, fisiológicos e subjetivos. (Manual de conforto térmico)

     

    (V) Os espaços de ar confinados, portanto, não ventilados, entre duas lâminas paralelas, apresentam resistência térmica que será função dos seguintes fatores: espessura da lâmina de ar, sentido do fluxo térmico e emissividade das superfícies em confronto. (Manual de conforto térmico)

  • (F) O beiral, para proteção de paredes opacas, deve ser analisado sob o ponto de vista de sua eficiência no que concerne a fatores como absorção, isolação e emissividade, que têm maior importância nestes casos (tem menor importância). A continuidade da proteção horizontal melhora a ventilação da camada de ar próxima à parede (impede a ventilação da camada próxima à parede) tornando a proteção mais eficiente (menos eficiente)(Manual de conforto térmico)


    As outras alternativas estão corretamente explicadas pelo comentário da colega Corbusiana

  •  O beiral, para proteção de paredes opacas, deve ser analisado sob o ponto de vista de sua eficiência no que concerne a fatores como absorção, isolação e emissividade, que têm maior importância nestes casos. A continuidade da proteção horizontal melhora a ventilação da camada de ar próxima à parede, tornando a proteção mais eficiente.

    MANUAL DO CONFORTO TERMICO: O beiral deve ser analisado sob o ponto de vista de sua eficiência geométrica. Fatores como absorção, isolação e emissividade têm menor importância. A continuidade da proteção horizontal impede a ventilação da camada de ar próxima à parede, tornando a proteção menos eficiente.