SóProvas


ID
2367238
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um sistema está sendo desenvolvido por uma empresa terceirizada para apoiar as vendas de um mercado varejista da Grande São Paulo denominado “Mendes Sá Colão”. Após o desenvolvimento do sistema, a empresa terceirizada deverá passar o código fonte para a área de TI da “Mendes Sá Colão”, que passará a ser responsável pela continuidade do sistema. Foi ressaltada, também, a necessidade de que o sistema, caso ocorra uma falha, se recupere de forma automática e rapidamente.

Nesse caso, os atributos de qualidade do sistema com maior peso são:

Alternativas
Comentários
  • Galera, sempre que uma equipe desenvolve um código-fonte e o repassa para que outra equipe passe a mantê-lo, há um risco manutenibilidade. Por que? Porque o código pode conter “gambiarras”, pode estar pouco comentado, pode ter baixa qualidade, entre outros. Além disso, a questão destaca que, caso ocorra uma falha, o software deve ser recuperar de forma automática e rápida. Logo, há uma necessidade inerente de que o código seja confiável.

    Gabarito: B

    Fonte:https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/alerj2017-comentarios-da-prova-de-engenharia-de-software-ti/

  • LETRA B

    O primeiro ponto apresentado pelo Andre está topzera, porém o se segundo está eqivocado.

    No caso em questão a CONFIABILIDADE está ligado a sua sub-característica RECUPERABILIDADE, estabelecida na ISO 9126. Não tem nada a ver com o código seguro.
    Recuperabilidade: Capacidade do produto de software de restabelecer seu nível de desempenho especificado e recuperar os dados diretamente afetados no caso de uma falha.