SóProvas


ID
2368786
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Para melhorar as propriedades mecânicas do aço-carbono, uma das opções é acrescentar elementos de liga. Assim, caso se deseje aumentar economicamente a dureza de um aço-carbono, deve-se adicionar:

Alternativas
Comentários
  • O elemento de liga Manganês modifica o aço da seguinte maneira:

    -Aumento da resistência

    -Aumento da dureza

    -Aumento da ação desoxidante

     

    A maioria dos aços contém até 1,2% de manganês, enquanto as chamadas ligas de aço-manganês, ou ferro-manganês, têm cerca de 13% de manganês.

    O novo aço tem um teor de até 25% de manganês - essencialmente uma liga de ferro-manganês.

    O aço, tanto o novo quanto os atuais, têm frações percentuais de outros elementos, como silício, níquel, cromo, alumínio, molibdênio e cobre - o percentual de cada um varia conforme a aplicação.

    O problema de fabricar aços com alto teor de manganês é que o percentual desses outros elementos precisa ser ajustado com muita precisão para que o metal final não perca suas qualidades.

     

    O mineral manganês é encontrado na natureza, mas frequentemente pode ser criado por meio de aquecimento com carvão vegetal. O manganês tem muitas utilizações, mas em sua grande maioria são usados para compor uma liga de aço, seja ela normal ou para o aço manganês. Cerca de 85% de todo manganês é utilizado para este propósito, enquanto o restante é utilizado para aumentar índices de octano em gases ou formar ligas com outros metais.

     

    O aço manganês contém cerca de 11% e pode variar até 15% no que tange a adição de manganês na composição do aço. Ao se adicionar este mineral na composição de uma liga de aço, diversas propriedades são adquiridas e são únicas quando comparadas com outras ligas, como a resistência ao magnetismo, resistência à abrasão, durabilidade e dureza extrema que se torna ainda melhor na superfície, sem que haja um aumento na fragilidade do material.

  • Não entendi o porquê de não poder ser Fósforo, afinal, o Fósforo é o elemento que mais aumenta a dureza em pequenas concentrações. Só não pode colocar muito, porque caso contrário o material fica muito frágil, porém em pequenas % ele é o mais adequado para aumento de dureza!

  • O fósforo, em geral, é evitado por ser considerado um elemento prejudicial, resultante do processo de produção. Torna o aço frágil, efeito que se acentua com o aumento do teor de carbono. Assim, para aços com teor de carbono elevado, por exemplo, perde-se muito o controle da dureza com a presença do elemento fósforo, devido a essa agressividade do mesmo. Os teores máximos permitidos devem ser controlados com rigor em aços para aplicações estruturais ou críticas.

  • E o Titânio?

  • Com relação ao Titânio acredito que não se aplica pelo fato de a questão estar pedindo "aumentar economicamente a dureza".

    Entretanto, são ligas que são conhecidas pela sua alta resistência mecânica em relação ao seu peso. Acredito também ser bem duras. Porém, não tenho mais informações.

     

    Se alguém puder complementar, agradecemos.

  • Marcella Jardim, se eu não estou enganado, tanto o Fósforo quanto o Enxofre são apenas retirados durante o processo de refino do Ferro Gusa.

  • O manganês tem as seguintes ações sobre o aço: aumento da resistência, aumento da dureza e provoca a desoxidação.