Gabarito letra D. Shigelose não é uma doença de notificação compulsória.
Complementando:
Shigelose é uma doença infecciosa causada por um grupo de bactérias chamadas Shigella. Caracteriza-se por dor abdominal e cólica, diarréia com sangue, pus ou muco; febre, vômitos e tenesmo. Geralmente, trata-se de infecção auto limitada, durando de 4 a 7 dias. A infecção grave, com febre alta, pode estar associada com convulsões em crianças menores de 2 anos de idade. Algumas cepas são responsáveis por uma taxa de letalidade de 10 a 15% e produzem uma enterotoxina tipo Shiga, podendo causar a síndrome hemolítico-urêmica (SHU), a doença de Reiter e artrite reativa.
Modo de transmissão: A via fecal-oral é a principal forma de transmissão da Shigella entre humanos. No que diz respeito aos alimentos, a contaminação é muitas vezes devido a um manipulador de alimentos contaminado, por falta de higiene pessoal. Moscas carregam o patógeno para os alimentos a partir de latrinas e de disposição inadequada de fezes e esgotos. Alimentos expostos e não refrigerados constituem um meio para sua sobrevivência e multiplicação. Ambientes fechados como creches, hospitais e similares são propícios para a disseminação da doença.
Tratamento: O tratamento consiste na hidratação oral ou venosa. Em algumas circunstâncias antibioticoterapia é utilizado, dependendo da gravidade.
Fontes: Portaria 204/2016- Lista de notificação compulsória &
http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-transmitidas-por-agua-e-alimentos/doc/bacterias/201315shigella_revisado.pdf