SóProvas


ID
2369248
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na elaboração da Demonstração do Valor Adicionado das empresas em geral, as perdas apuradas decorrentes de redução ao valor recuperável de ativos devem ser apresentadas junto com o valor:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item B

     

     

     

    Valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade.

     

     

     

    Demonstração do Valor Adicionado – EMPRESAS EM GERAL

     

     

     

    1 – RECEITAS

     

    1.1) Vendas de mercadorias, produtos e serviços

     

    1.2) Outras receitas

     

    1.3) Receitas relativas à construção de ativos próprios

     

    1.4) Provisão para créditos de liquidação duvidosa – Reversão / (Constituição)

     

     

     

    2 - INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS (inclui os valores dos impostos – ICMS, IPI, PIS e COFINS)

     

     

    2.1) Custos dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos

     

    2.2) Materiais, energia, serviços de terceiros e outros

     

    2.3) Perda / Recuperação de valores ativos

     

    2.4) Outras (especificar)

     

     

     

    Fonte: (CPC 09)

  • Devem ser apresentados como insumos adquiridos de terceiros:

    – Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos - inclui os valores das matérias-primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros; não inclui gastos com pessoal próprio.

    – Materiais, energia, serviços de terceiros e outros – inclui valores relativos às despesas originadas da utilização desses bens, utilidades e serviços adquiridos junto a terceiros.

    Nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos, materiais, serviços, energia etc. consumidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não. Esse procedimento é diferente das práticas utilizadas na demonstração do resultado.

    Perda e recuperação de valores ativos – inclui valores relativos a ajustes por avaliação a valor de mercado de estoques, imobilizados, investimentos, etc. Também devem ser incluídos os valores reconhecidos no resultado do período, tanto na constituição quanto na reversão de provisão para perdas por desvalorização de ativos, conforme aplicação do CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos (se no período o valor líquido for positivo, deve ser somado).

    Assim, correta a alternativa B.

  • 2 - INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS (inclui os valores dos impostos – ICMS, IPI, PIS e COFINS) 2.1) Custos dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos 2.2) Materiais, energia, serviços de terceiros e outros 2.3) Perda / Recuperação de valores ativos 2.4) Outras (especificar) 3 - VALOR ADICIONADO BRUTO (1-2) 4 - DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO

    Fica mais claro observando a estrutura em anexo no CPC 09.

    A depreciação está elencada separadamente dos insumos, enquanto que o Impearment está integrada na parte dos insumos.