SóProvas


ID
236935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de fundamentos de sistemas
operacionais.

A maior parte dos processos que, em geral, recebem mensagens por meio de uma rede é desenvolvida com esse propósito específico. Esses processos são também conhecidos por daemons.

Alternativas
Comentários
  •  

    Em Unix e outros sistemas operacionais multitarefas um daemon, acrônimo de Disk And Execution MONitor (Monitor de Execução e de Disco), é um programa de computador que roda em background, ao invés de ser controlado diretamente por um usuário. Tipicamente, daemons têm nomes que terminam com a letra "d"; por exemplo, syslogd é o daemon que gerencia o log do sistema ("system log"). Muitas vezes, um programa se torna um daemon através de um processo de fork seguido de o processo pai matar a si mesmo, fazendo com que o init adote o processo criança. Essa prática é conhecida como "fork off and die". Muitos sistemas iniciam daemons durante a inicialização do sistema. Os daemons muitas vezes têm o propósito de responder a requisições de rede, atividades de hardware, ou outros programas. Daemons também podem executar muitas outras tarefas, como executar tarefas em horários pré-determinados (como o cron).
  • Discordo do gabarito.

    "A maior parte dos processos que, em geral, recebem mensagens por meio de uma rede é desenvolvida com esse propósito específico. Esses processos são também conhecidos por daemons."

    Há inúmeros processos que recebem mensagens por meio de uma rede que não são daemons. Exemplos:
    * Um processo de um web browser que recebe mensagens (HTTP request) de um servidor Web;
    * Um processo criado em java que manipula sockets;

    Um daemon é um processo que executa um serviço normalmente contínuo e de grande relevância para o funcionamento do sistema, mas que atua em segundo plano (background).
  • Apenas citando a fonte do Comentário do Augusto, a fonte principal da CESPE, WIKIPEDIA:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Daemon_(computa%C3%A7%C3%A3o)
  • Geraldo, o enunciado diz A MAIOR PARTE....

  • Gabarito Certo

    Em sistemas operacionais multitarefa, um daemon é um programa de computador que executa como um processo em plano de fundo, em vez de estar sob o controle direto de um usuário interativo. Tradicionalmente, o nome de processo de um daemon termina com a letra d, para deixar claro que o processo é, de fato, um daemon, e para diferenciação entre um daemon e um programa de computador normal. Por exemplo, syslogd é o daemon que implementa o recurso de logging do sistema e sshd é um daemon que serve conexões SSH de entrada.

    Em um ambiente Unix, o processo pai de um daemon normalmente é, mas nem sempre, o processo init. Um daemon normalmente é criado ou por um processo que bifurca um processo filho e então sai imediatamente ("fork off and die"), fazendo assim com que o init adote o processo filho, ou pelo processo init executando diretamente o daemon. Além disso, um daemon executado pela bifurcação e saída normalmente deve realizar outras operações, como a dissociação do processo de qualquer terminal (tty) de controle. Tais procedimentos normalmente são implementados em várias rotinas convenientes como daemon em Unix.

    Os sistemas geralmente inicializam daemons no momento do boot e servem a função de responder a requisições de rede, atividade de hardware ou outros programas por meio da realização de algumas tarefas. Daemons podem também configurar o hardware (como udev em alguns sistemas linux), executar tarefas agendadas (como cron) e realizar uma variedade de outras tarefas.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Prezados,

    Daemon é um programa de computador que executa como um processo em background, em vez de estar sob o controle direto de um usuário. Os sistemas geralmente inicializam deamons no momento do boot e servem a função de responder a requisições de rede, atividades de hardware ou outros programas por meio da realização de algumas tarefas. Daemons podem também configurar o hardware ( como uder em algumas distribuições linux ), executar tarefas agendadas ( cron ) , e realizar toda uma gama de outras tarefas.

    Portanto a questão está correta.