SóProvas


ID
2370523
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia o texto.

Um fenômeno interessante pode ocorrer quando pequenas gotas de um líquido são submetidas a um aquecimento intenso e repentino. Por exemplo, ao pingar gotas de água sobre uma chapa muito quente, o líquido é imediatamente aquecido, formando-se uma camada de vapor entre cada gota e a chapa. Então as gotas deslizam sobre a chapa e emitem um ruído característico enquanto vaporizam.

Esse fenômeno de mudança de estado físico de forma brusca é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Na calefação, o líquido passa instantaneamente para o estado gasoso. Isso ocorre quando uma pequena quantidade de líquido entra em contato com uma superfície dotada de uma grande temperatura (muito maior que a temperatura de ebulição do líquido).Temos como exemplo uma gota de água em uma chapa quente.

    Vaporização é o nome dado ao processo de passagem de uma substância do estado líquido para o estado gasoso. 

    Evaporação fenômeno acontece à temperatura ambiente, em qualquer temperatura e pressão, de forma lenta, porém sendo influenciado por alguns aspectos como a temperatura, área de exposição e intensidade das forças intermoleculares do líquido. Para que ocorra, a energia cinética de uma molécula de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar. As moléculas de maior energia escapam, e a temperatura do líquido diminui. Este fenômeno também é chamado de ‘’resfriamento evaporativo’’. Temos como exemplo a transpiração.

     

     

  • Destaquemos um fenômeno de observação corriqueira. Se agitarmos os dedos molhados com água sobre uma placa metálica muito bem aquecida, veremos a divisão dessa água respingada em gotinhas mais ou menos esféricas (estado esferoidal) a rolarem pela placa -- a dança das gotículas -- e que, só lentamente, serão convertidas para vapor.
    Se a placa for ligeiramente côncava, lembrando uma pequena 'antena parabólica', a água não se divide; forma volumosa massa de bordas arredondadas e agitadas, a qual desaparecerá lentamente, sem chegar a ferver.

    Esse modo particular de vaporização, em aparência contraditório com as leis da ebulição, recebeu a denominação de calefação.
    Ocorre, via de regra, quando um líquido é posto em contato com um sólido muito mais quente do que ele; especificamente, quando a temperatura do sólido é superior à temperatura de ebulição do líquido. Quando o sólido se resfria, o estado de calefação cessa e o liquido vaporiza-se instantaneamente em contato com a parede quente

  • CALEFAÇÃO - Mudança brusca para estado gasoso, ocorre quando pequena quantidade do líquido entra em contato com uma superfície que apresenta temperatura bem superior ao PE do líquido.

  • Evaporação é a mudança lenta do estado líquido para o gasoso (temperatura ambiente); Vaporização: Mudança da fase líquida para a gasosa (geral); Calefação é a mudança instantânea do estado líquido para o gasoso (gotas na chapa) e Sublimação é a passagem direta do estado sólido para o gasoso (naftalina).

  • Evaporação mudança lenta

    Calefacao mudança brusca

  • Sublimação: vaporização lenta; Ebulição: vaporização rápida; Calefação: vaporização instantânea.