SóProvas


ID
2371120
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em 1999, a Academia Americana de Periodontia (AAP) promoveu o Workshop Internacional para Classificação das Doenças Periodontais, que modificou a maneira como as doenças periodontais são classificadas.


Considere a hipótese clínica de uma paciente de sexo feminino, 15 anos de idade, sem comprometimento sistêmico, que apresenta ausência de placa e cálculo visíveis, bolsas periodontais de 5 mm a 6 mm e defeitos ósseos angulares nos dentes 11, 21, 31, 36, 45 e 46, com perda de inserção média anual de 1,4 mm. 


Nas definições da Nova Classificação das Doenças Periodontais (Armitage, 1999), é correto afirmar que a referida paciente apresenta periodontite 

Alternativas
Comentários
  • A alternatica correta seria a "B" e não a "A", visto que agressiva localizada se apresenta no incisivo e primiero morar, sendo nisso dois dentes para ser localizada. 

  • Não concordo José Silva , porque não precisa ser necessáriamente só nessas duas classes de dentes, para ser periodontite agressiva localizada. No entanto essas duas classes de dentes devem estar comprometidas por serevera perda de inserçao , com bolsas profundas, incompativeis com a quantida de tártaro encontrado!   

  • Na periodontite agressiva generalizada, há perda de inserção interproximal generalizada afetando pelo menos três dentes permanentes, além dos incisivos e primeitos molares. Como na questão, apenas o dente 45 esta além, a classificação é periodontite agressiva localizada.

  • Periodontite Agressiva é uma doença periodontal na qual se observa uma grande prevalência de bactérias específicas, como Aggregatibacter actinomycetencomitans e Porphyromonas gingivalis. Embora não seja percebido um grande acúmulo de placa bacteriana ou fatores retentivos de placa, observa-se uma profundidade de sondagem aumentada, sangramento à sondagem e perda óssea de rápida progressão. Podem ser classificadas como localizada ou generalizada, sendo a localizada a forma que acomete dentes como incisivos e primeiros molares e a generalizada, a que acomete um número maior de dentes, sendo pelo menos 3 diferentes de incisivos e primeiros molares. A epidemiologia da periodontite agressiva apresenta-se bastante divergente, variando na literatura de 0,5 a 15% dos universos estudados. Há, porém, consenso que esta doença periodontal atinge prioritariamente pacientes com idade inferior a 30 anos de qualquer raça.