SóProvas


ID
2371243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca dos procedimentos cirúrgicos realizados em consultório odontológico, julgue o item subsequente.

Para a total remoção de um terceiro molar inferior impactado, a administração de 2 g de amoxicilina, uma hora antes do procedimento operatório, seguida por dose de 500 mg desse mesmo medicamento por três dias após a cirurgia impede a ocorrência da endocardite bacteriana.

Alternativas
Comentários
  • Não impede, mas diminui o risco!!??

    7 dias e não 3!!>>

     

    Alguém ajuda?

     

  • Betania, se o terceiro molar está impactado, a princípio é uma cirurgia limpa, mantendo-se a cadeia asseptica. Então, não se faz necessário terapia com AB. Sendo indicado profilaxia para endocardite, seria só as 2gr 1g antes, sem manutenção de mais doses. 

  • Acho que o erro está na palavra "IMPEDI", uma vez que a profilaxia não é 100% efetiva.

     

  • Acredito que o erra seja na quantidade de dias , onde o indicado sejam 7 dias e não 3
  • Gente, eh só o antibiótico antes. Não precisa depois, desde que esteja sem infecção e talz e panz
  • Gente,esquece isso de 7 dias.Na realidade ele nao precisa de antibiotico pós cirurgia,só antes ,que ao meu ver seria a clindamicina 300mg ,porque é um bacteriostático, e claro que antes ,bochecho com clorexidina.Mas nesse caso passar amoxicilina 2g 1 hora antes da cirurgia.

    E quando for o caso,que nao é nesse,na odontologia se passa antibioticos por 2,3 dias,pq as infeccoes sao de baixo aspectro.

    Que é diferente na medicina que se passa por mais dias.

  • Acredito que são dois erros já expostos aqui :

    1) A profilaxia preconizada pela American Heart Association (AHA) para a endocardite como protocolo via oral em dose única 30 a 60 minutos antes de procedimentos indutores de bacterimia transitória (cirurgia da questão) para adulto 2 g de amoxicilina.

    2) É um procedimento preventivo com objetivo de reduzir a possibilidade da endocardite bacteriana, mas ninguém tem como afirmar que é 100% eficaz.

  • Pessoal, a questão é simples. O enunciado não traz nenhuma informação de quaisquer particularidades da história médica do referido paciente.

    Portanto, em um paciente saudável, não há riscos de endocardite bacteriana ao se realizar exodontias.......Simples assim. Precisamos nos concentrar no enunciado e pronto!