SóProvas


ID
2372509
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho do(a) assistente social no campo da saúde encontra determinantes de natureza institucional e socioeconômica que impelem o agente profissional a mobilizar forças e saberes com o fito de melhor atender os cidadãos. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para comentarmos as alternativas utilizaremos o texto publicado pelo CFESS (Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Série: Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. Brasília, 2010. Disponível online). 

    A) Esta alternativa está correta. Conforme o texto acima citado, a contrarreforma do Estado que enseja a mercadorização de diversos direitos e serviços afeta também o SUS (Sistema Único de Saúde). Em vez da efetivação da universalização, um dos princípios da saúde, o SUS tem sido direcionado para as classes mais pauperizadas e aqueles que possuem condição de pagar tem optado pela extensa rede de serviços privados de saúde. Nesse sentido, na saúde mental não tem sido diferente. A busca pela efetivação dos preceitos da Reforma Psiquiátrica e a desinstitucionalização, abrindo novos serviços comunitários e abertos de saúde mental (ex.: CAPS), torna possível perceber que grande parcela dos usuários são oriundos das camadas mais pobres, enquanto aqueles que possuem condições financeiras buscam o serviço particular. Portanto, a pobreza é um aspecto que interfere nos tratamentos de saúde mental nas unidades de saúde pois essa política tem sido relegada aos pobres.

    b) Esta alternativa está incorreta. A pobreza não foi abolida do Brasil, ao contrário, temos visto em tempos de contrarreforma do Estado e políticas neoliberais o aumento da pobreza e das expressões da questão social.

    c) Esta alternativa está incorreta. A pobreza assim como as demais expressões da questão social são o objeto sobre o qual o assistente social irá intervir. A questão social é a matéria prima que dá origem a profissão e a fundamenta.

    d) Esta alternativa está incorreta. Um dos trabalhos que o assistente social pode desenvolver na saúde é com relação a consciência política crítica articulando à mobilização, participação e controle social na luta pela efetivação e expansão de direitos.

    e) Esta alternativa está incorreta. O assistente social pode desenvolver diversas frentes de trabalho na saúde buscando assegurar essa política como pública e universal. A pobreza possui sua origem na relação X trabalho, portanto, é uma expressão da questão social e não será combatida por uma única profissão.


    RESPOSTA: A




  •  a)

    A pobreza é ainda um aspecto que influencia os tratamentos de saúde mental realizados nas unidades de saúde. 

     

  • a)A pobreza é ainda um aspecto que influencia os tratamentos de saúde mental realizados nas unidades de saúde. 

     b)A pobreza relativa foi abolida no Brasil, logo esse aspecto não influencia as políticas de saúde.  

     c)A pobreza absoluta é um aspecto que não vem sendo considerado nas intervenções dos profissionais de saúde. 

     d)A pobreza política está desvinculada do exercício da cidadania nas unidades de saúde.  

     e)O enfrentamento da pobreza constitui a principal função do(a) assistente social no campo da saúde.