comentário da professora do QC:
Os hormônios são substâncias produzidas por glândulas endócrinas e glândulas mistas sendo liberados na corrente sanguínea, tornando a afirmativa A incorreta.
A afirmativa B está incorreta pois os hormônios citados estão incorretos.
Em relação a afirmativa C (que o gabarito dá como a correta) pode haver uma discordância, pois o pâncreas e as gônadas não são glândulas endócrinas, apenas uma parte delas.
Tornando assim a afirmativa D também correta, pois a testosterona é produzida antes do nascimento, durando por volta de 10 semanas de vida e sendo novamente produzida na puberdade, favorecendo o desenvolvimento das características sexuais masculinas.
Alternativa correta C (em partes) e D
RESUMINHO
O sistema endócrino é formado por diversas glândulas endócrinas, responsáveis pela síntese e secreção de hormônios na corrente sanguínea, que regulam diversas funções no organismo, incluindo a atividade de outras glândulas, como é o caso da hipófise.
• Hipófise (pituitária): a hipófise é extremamente importante, pois regula diversas outras glândulas. É dividida em adeno-hipófise (anterior) e neuro-hipófise (posterior):
▪ Neuro-hipófise: secreta ocitocina e vasopressina (ADH), que foram produzidos no hipotálamo. A ocitocina é responsável pela contração uterina durante o parto e pela ejeção do leite durante a amamentação. A vasopressina atua nos túbulos coletores renais, na reabsorção de água.
▪ Adeno-hipófise: secreta diversos hormônios regulatórios de outras glândulas, como ACTH (adrenal), TSH (tireóide), FSH e LH (gônadas), prolactina (produção do leite), além do GH, responsável pelo crescimento.
• Pineal: se localiza no interior do terceiro ventrículo (por onde circula o líquido cerebrospinal). É responsável pela secreção de melatonina, com maior liberação desse hormônio na ausência de luz. Assim, a melatonina pode regular o ciclo circadiano e o sono.
• Tireoide: localizada na região anterior do pescoço, possui formato de borboleta. É estimulada pelo TSH (hipofisário) a secretar os hormônios T3 e T4, que possuem iodo na sua composição. A função dos hormônios tireoidianos é regular o crescimento, desenvolvimento e metabolismo corporal, por meio da regulação da expressão gênica. A tireoide secreta, ainda, o hormônio calcitonina, que induz a mineralização do osso, a partir da utilização de cálcio e fósforo presentes no sangue.
CONTINUAÇÃO
• Paratireoide: produz o paratormônio, cuja liberação é estimulada por uma redução do cálcio no sangue (hipocalcemia). Esse hormônio provoca a desmineralização óssea, com o objetivo de aumentar a calcemia. A calcitonina (tireoidiana) induz a mineralização óssea, com o consequente consumo do cálcio sanguíneo.
• Pâncreas: o pâncreas é uma glândula mista, formada por uma porção exócrina e endócrina. A porção exócrina é responsável pela síntese do suco pancreático, que possui enzimas digestivas e bicarbonato. Já a porção endócrina é responsável pela regulação da glicemia (glicose sanguínea), por meio da secreção dos hormônios insulina (produzida pelas células Beta) e glucagon (produzido pelas células Alfa). O conjunto dessas células forma a ilhota de Langerhans. A insulina é responsável pela diminuição da glicose do sangue após a alimentação, enquanto o glucagon atua induzindo o aumento da glicose sanguínea pela quebra do glicogênio hepático e pela gliconeogênese.
• Adrenais: também chamadas de suprarrenais, são responsáveis pela produção de adrenalina, mineralocorticoides (aldosterona) e glicocorticoides (cortisol). A adrenalina estimula o sistema simpático, preparando o organismo para “luta ou fuga”. A aldosterona age nos rins, aumentando a reabsorção de sódio e água. O cortisol é conhecido como “hormônio do estresse”, agindo de forma contrária à insulina, de modo a aumentar a glicemia.
• Gônadas: são os testículos no sexo masculino e os ovários no sexo feminino. São responsáveis pela produção dos gametas óvulo e espermatozoide. Atuam, ainda, no sistema endócrino para a produção dos hormônios sexuais, a partir do estímulo hipofisário pelo LH e FSH. Isso estimula a síntese da testosterona no homem e o estrogênio e a progesterona na mulher.