– Dentina – É um tecido conjuntivo mineralizado que forma a maior parte do dente. É avascular e não apresenta células em seu interior. É formado em sua maior parte por cristais de hidroxiapatita, seguido por material de natureza orgânica e água.
– Polpa : É um tecido conjuntivo não mineralizado que se localiza no interior da dentina. A comunicação ocorre através do forame apical e pelas foraminas acessórias.
A dentina primária, é aquela formada até o fechamento do ápice radicular e se subdivide em duas : dentina do manto e circumpulpar.
– Dentina do Manto : É aquela formada pelos odontoblastos do manto quando estes estão em diferenciação. A sua mineralização começa a partir das vesículas da matriz. É menos mineralizada que a circumpulpar e os prolongamentos odontoblásticos, são rodeados por matriz calcificada. As Fibras de Von Korff, são fibrilas grossas entre os odontoblastos durante a dentinogênese do manto. Junto com o esmalte, a dentina do manto forma a junção amelodentinária.
– Dentina Circumpulpar : Forma a maior parte da estrutura total da dentina. Sua mineralização ocorre pelas fibrilas colágenas e moléculas associadas. É formada por dentina peritubular e dentina intertubular.
– Túbulos Dentinários : Formados pela dentina em volta dos prolongamentos odontoblásticos, percorrem toda a estrutura da mesma. São muito ramificados em suas junções e por isso formam as terminações em delta.
– Canalículos Dentinários : São comunicações que se formam entre os túbulos.
– Dentina Peritubular : Forma a parede dos túbulos dentinários. É hipermineralizada e formada durante toda a vida.
– Dentina Intertubular : Ocupa toda o espaço entre os túbulos.
– Dentina Interglobular : São áreas de dentina hipomineralizadas, que se localizam na porção mais externa da dentina coronária.
– Dentina Secundária : Se forma após o fechamento do ápice radicular e faz parte da dentina coronária.
– Dentina Terciária / Reparativa : É irregular e não apresenta estrutura tubular das outras dentinas.
– Pré – Dentina : É uma camada não mineralizada que separa nos dentes adultos os odontoblastos da dentina mineralizada.