SóProvas


ID
2372977
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um paciente adulto jovem apresenta uma cavidade de cárie extensa em um molar inferior, com teste de sensibilidade pulpar negativo. Ao exame radiográfico verifica-se área de radiopacidade circundando os ápices radiculares. Observam-se ausência de fístula e expansão tecidual. A hipótese de diagnóstico é:

Alternativas
Comentários
  • A osteíte condensante é definida como reacção focal óssea com crescimento ósseo devido a um estímulo inflamatório ou a trauma de baixa intensidade mantido. Clinicamente, a lesão é frequente em adultos jovens, dentes mandibulares e assintomática. Radiologicamente radiopaca, associada a um dente restaurado ou sob trauma. A aparência radiológica mantém-se após remoção do dente associado.

  • Displasia cemento óssea periapical não está associada a dente necrosado, sim a dente higido. Displasia ceme tô óssea Flórida grandes áreas, geralmente envolvendo todo um quadrante, com áreas irregulares de radiopacidade s raduolucidez Cisto periapical radiolucido Osteite condensante associada a dentes com trauma ou grandes restaurações com imagem radiopaca