- 
                                
A cavitação é a formação de bolhas nas tubulações quando há uma subpressão ocasionada pela velocidade excessiva do rotor ou pelo excesso da altura de sucção.
                             
                        
                            - 
                                
A questão depende muito de onde está a bomba. Se ela estiver acima do reservatório de succção, a resposta D faz sentido. Porém, se a bomba está afogada, não faz sentido reduzir a altura já existente.
                             
                        
                            - 
                                Se a bomba estiver acima do reservatório, e considerando o nível zero como o olhal de sucção, se eu aumentar algebricamente a altura de sucção ela irá se tornar um valor numericamente maior. Logo, isso ajuda a reduzir a cavitação. Se a bomba estiver afogada, uma maior valor algébrico da altura manométrica irá ajudar a reduzir a cavitação. A questão deveria ter informado a localização da bomba em relação ao reservatório.
                            
 
                        
                            - 
                                
Questão deveria ser anulada!!!
 
Afinal, depende da posição da bomba, o cálculo  de NPSHd!
                             
                        
                            - 
                                
Se a bomba estiver afogada a altura manométrica é negativa, portanto se continuarmos diminuindo a altura, deixando a bomba mais afogada,  o NPSHd aumenta. Mas se considerar o módulo da altura manométrica estaria errado.
                             
                        
                            - 
                                
Pensei que se diminuíssemos o diâmetro diminuiríamos a vazão, abaixando a pressão o que resulta num maior NPSHd. Dessa forma, diminuindo o risco de cavitação.