SóProvas


ID
2373970
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

“Manter um registro sobre o que o sistema de arquivos irá fazer antes que efetivamente o faça de modo que, se o sistema falhar antes da execução do trabalho planejado, é possível, após a reinicialização do sistema, recorrer ao log para descobrir o que estava acontecendo no momento da parada e retomar o trabalho”. Esse modo de operação é característico de sistemas de arquivos

Alternativas
Comentários
  • JOURNALING

    Este é um recurso suportado por alguns sistemas de arquivos, entre eles o EXT3, suportado pelas distribuições do Linux baseadas no Kernel 2.4 ou mais atual (o EXT3 é o sucessor do EXT2, usado em distribuições baseadas no Kernel 2.2 ou anterior). Basicamente, o sistema de arquivos mantém um journal (ou log) onde são armazenadas todas as mudanças feitas em arquivos do disco. Quando qualquer erro inesperado surge, ou o sistema é desligado incorretamente é possível localizar todas as operações que não haviam sido completadas, restaurando a consistência do sistema de arquivos sem a necessidade de vascular arquivo por arquivo, como faz o scandisk do Windows ou o FSCK no Linux.

    FONTE: http://www.hardware.com.br/termos/journaling

  • Gabarito B

    Um sistema de arquivos com journaling é aquele que mantém um log (journal), normalmente circular, de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco.

    Este tipo de sistema de arquivos oferece uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, porque não há necessidade de verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não foi devidamente fechado.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling: Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS,[NTFS], NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !