-
Errado. Se o país têm déficit no balanço de transações correntes, ele é importador de Sext. Se o país é superavitário no BTC, ele é exportador de Sext, pois TC = -Sext.
As TC são compostas por: BS, BC, BR e TUR. Assim, o país pode ter déficits sistemáticos na BC, mas compensar esse déficit com superávits na BS e na BR. No caso do Brasil, o país é deficitário em transações correntes, embora tenha expressivos superávits comerciais.
-
Está tudo errado:
1) A relação entre poupança e balança é com o saldo em transações correntes (e não com a balança comercial).
--> Saldo em TC = -S(Externa), sendo que a balança comercial é uma das partes do saldo em TC ( balança comercial + balança serviços + balança de rendas (renda primária) + transferências unilaterais (renda secundária) )
2) A relação deveria ser inversa. Se há déficit em TC, é porque TC é (-), portanto S(externa) é positiva. Então um déficit em transações correntes corresponde a uma FORMAÇÃO de poupança externa.
-
RESOLUÇÃO:
Não necessariamente!
Um país utiliza poupança externa quando seu balanço de pagamentos é deficitário em Transações Correntes.
Mas a Balança Comercial é apenas uma parte das Transações Correntes.
Reparemos que a questão se refere a apenas uma das contas que compõem o saldo de Transações Corrente, pois se refere apenas à Balança Comercial.
Pode haver déficit na balança comercial e, mesmo assim, haver superávit em conta corrente, basta que as outras contas que compõem a conta corrente (renda primária e secundária) sejam positivas e superem o déficit na balança comercial.
ou seja, é plenamente possível termo déficit na balança comercial e um superávit corrente, ou seja, termos transferência de poupança para o resto do Mundo.
-
Não necessariamente!
Um país utiliza poupança externa quando seu balanço de pagamentos é deficitário em Transações Correntes.
Mas a Balança Comercial é apenas uma parte das Transações Correntes.
Reparemos que a questão se refere a apenas uma das contas que compõem o saldo de Transações Correntes.
Pode haver déficit na balança comercial e haver superávit em conta corrente, ou seja, transferência de poupança para o resto do Mundo.
Resposta: E