SóProvas


ID
2374975
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Antivírus são programas de computador voltados para a eliminação e o controle de pragas virtuais, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Um Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença que ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de email.

    Um cavalo de Troia é um programa malicioso que age tal como na história do Cavalo de Troia, entrando no computador e criando uma porta para uma possível invasão; e é fácil de ser enviado, clicando na ID do computador e enviando para qualquer outro computador.

    GABARITO C

  • GABARITO: C

    Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

     

    Um cavalo de Troia (em inglês Trojan horse) é um malware (programa malicioso) que age tal como na história do Cavalo de Troia, entrando no computador e criando uma porta para uma possível invasão; e é fácil de ser enviado, clicando na ID do computador e enviando para qualquer outro computador.

    Conhecidos por normalmente responder pelo primeiro estágio de infecção de dispositivos digitais, têm como objetivo manterem-se ocultos, enquanto baixam e instalam ameaças mais robustas em computadores e laptops. Podem ser transportados em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos, aproveitando as vulnerabilidades do navegador utilizado para instalar a praga no computador. Datam do início da Internet e mantêm-se invisíveis para executar delitos, enquanto a vítima realiza suas atividades cotidianas. 

  • Eu tinha entendido que antivírus era para vírus. Worm e Troia eram outros tipos de malware, assim como o antivírus. E aprendei que anti-malware que seria responsável por defender desses programas maliciosos sendo assim melhor que o anti-virus. 

    Pelo jeito entendi tudo errado!!!

  • A Banca viajou.

    O Firewall é o responsável por combater o WORM, pois este se move junto aos protocolos de rede. 

     

  • Fernando, o firewal não COMBATE worm. Ele apenas previne.

  • UFG-CS, antivírus não controla worms!

  • LETRA C

     

    Entre as diferentes ferramentas existentes, a que engloba a maior quantidade de funcionalidades é o antivírus. Apesar de inicialmente eles terem sido criados para atuar especificamente sobre vírus, com o passar do tempo, passaram também a englobar as funcionalidades dos demais programas, fazendo com que alguns deles caíssem em desuso. - CARTILHA CERT BR

     

    Antivírus =  combate worms, cavalo de troía e outros malwares.

    Firewall = Não faz papel de antivírus ou antímalware, ou seja, ele não combate essas ameaças. Firewall possui outras funções ( Cespe explora quase todas em suas questões) este pode auxiliar na prevenção destas ameaças.

  •  a) spyware e firewall. Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário.Firewall em português é o mesmo que parede corta-fogo, um tipo de parede, utilizada principalmente em prédios, e que contém o fogo em casos de incêndio. O firewall da informática faz jus ao nome, funcionando de maneira análoga ao mecanismo de contenção de fogo. Ao invés de barrar o avanço deste, age interceptando e impedindo a difusão de conexões não autorizadas e/ou nocivas em uma rede.

     b) spam e boot. Spam é o termo usado para se referir às mensagens eletrônicas que são enviadas para você sem o seu consentimento — e que, geralmente, são despachadas para um grande número de pessoas. Boot é um termo em inglês utilizado para fazer referência ao processo de inicialização de um computador, o qual acontece no momento em que você pressiona o botão “Ligar” da máquina até o total carregamento do sistema operacional instalado. 

     c) worms e cavalos de TroiaUm worm executa código e instala cópias na memória do computador infectado, o que pode, por sua vez, infectar outros hosts. Um cavalo-de-Troia é diferente de um worm ou vírus apenas porque todo o aplicativo foi escrito para ser semelhante a alguma coisa, quando, na verdade, é uma ferramenta de ataque.

     d) macro e log. Macros são definidos na programação como um padrão de entrada que é substituído por um novo padrão de saída. Podem ser aplicados como recurso de linguagem em programação ou serem aplicadas para converter entradas periféricas em comandos e ações dentro do sistema operacional. Na computação, o termo log, histórico de logs ou registro para gravação sequencial é usado em um arquivo ou em um banco de dados de todos os eventos (eventos ou ações) que afetam um determinado processo (aplicativo, atividade de uma rede de computadores , etc.). Desta forma, constitui uma evidência do comportamento do sistema.

  • (a) Errado, Firewall é uma ferramenta de proteção e segurança; (b) Errado, boot é o nome dado a

    inicialização de um sistema operacional; (c) Correto, ambos podem ser eliminados ou controlados

    por softwares antivírus; (d) Errado, macro é um conjunto de instruções e log é o processo de registro

    de informações

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Diego Carvalho

    (a) Errado, Firewall é uma ferramenta de proteção e segurança; 

    (b) Errado, boot é o nome dado a inicialização de um sistema operacional; 

    (c) Correto, ambos podem ser eliminados ou controlados por softwares antivírus; 

    (d) Errado, macro é um conjunto de instruções e log é o processo de registro de informações.