ARQUIVOS PERMANENTES E/OU DE TERCEIRA IDADE:
-Conjuntos de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor.
-Possuem valor secundário e na terceira fase do ciclo vital devem ser guardados de forma permanente.
- Não devem ser eliminados, por possuirem valor histórico cultural (secundário)
- Arquivos permanentes são abertos a consulta pública.
www.pontodosconcursos.com.br
"Com muita perseverança e superação venceremos!"
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algumas classificações dos materiais. A alternativa a ser marcada deve nos dizer como é conhecido o material que tem grande duração e pode ser utilizado várias vezes para um mesmo fim.
Falando no critério durabilidade, podemos falar então em duas classificações materiais. a classificação em permanente e de consumo. Vejamos em que consiste cada uma delas.
Material permanente: é, como se pode imaginar, o oposto do material de consumo. O material de consumo é aquele que não perde sua identidade física, mesmo que seja incorporado a outro material, e/ou possui durabilidade superior a dois anos. Pela sua duração, pode ser usado várias e várias vezes.
Material de consumo: é assim considerado, aquele que perde, em decorrência do seu uso frequente, sua identidade física e/ou tem seu uso limitado a dois anos. Será considerado material de consumo o material que atenda pelo menos um dos critérios a seguir:
- Durabilidade;
- Fragilidade;
- Perecibilidade;
- Incorporabilidade;
- Transformabilidade.
Tendo as classificações acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta. As demais alternativas refletem uma falta de criatividade do examinador, pois são opções que não retratam classificações de materiais válidas.
GABARITO: B
Fonte:
FENILI, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.