SóProvas


ID
2375188
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de “Afasia de Boston descrito: Fala não fluente, ecolalia, boa compreensão, boa repetição. Expressão é lenta / breve / com esforço. Está associada à ruptura das vias que conectam o centro do conceito ao centro expressivo da fala. (Lembra uma gagueira)”.

Alternativas
Comentários
  • Afasia de Broca

    Expressão oral: Fala não-fluente, Agramática, Parafasias fonética e fonêmicas, repetição alterada, estereotipias.

    Compreensão oral: Normal ou com déficit

    Expressão escrita: Similar a fala, Agramática

    Compreensão escrita: Pouco alterada 

    Alteração Motora: Comumente associada a um quadro de Hemiplegia ou Hemiparesia do lado direito, afetando a metade inferior da face e o braço direito mais severamente do que a perna direita

    Afasia de Wernicke(Sensorial por Luria)

    Expressão oral: Fala fluente, logorréica, jargão, parafasias e neologismos. Fases agudas: anosognosia eletiva (desconhecimento da sua deficiência) Fase crônica: anomia, torna-se consciente

    Compreensão oral: Lesão no centro audioverbal, não compreende a palavra falada, também denominada de surdez verbal. Falha em tarefas simples.

    Compreensão escrita: Alterada Grafismo preservado 

    Alteração Motora: Raramente têm Hemiplegia concomitante. Por isso, apresentam caligrafia satisfatória.

    Afasia de Condução

    Expressão oral: Fala fluente. Alteração na escolha e seqüência dos fonemas, erros parafásicos, déficit articular, anomia. Principal alteração: repetição

    Compreensão oral: Normal ou levemente alterada.

    Compreensão escrita: Disortografia Grafismo preservado 

    Alteração Motora: Hemiplegia é rara, quando presente, a fraqueza muscular atinge mais o braço do que a perna. Dispraxia ideomotora é mais comum.

    Afasia Global

    Lesões: Em geral extensas lesões que podem incluir os principais centros de linguagem em regiões corticais e regiões subcorticais, incluindo todo o cérebro. Lesões em áreas de broca e de Wernicke. Todas as funções importantes de linguagem estão seriamente deficientes, incluindo a expressão e a recepção da linguagem. Repetição, nomeação, leitura e escrita comprometidos. A Compreensão oral apesar de muito comprometida, se apresenta melhor do que a produção verbal.

    Sinais neurológicos associados: hemiplegia, perda sensorial, alteração de campo visual, distúrbio de atenção.

    Afasias Transcorticais

    Afasia transcortical motora ou afasia dinâmica por Luria: Fala não-fluente, ecolalia, boa compreensão, boa repetição. Expressão é lenta/breve/com esforço. Está associada à ruptura das vias que conectam o centro do conceito ao centro expressivo da fala. (Lembra uma gagueira)

    Afasia transcortical sensorial: Fala fluente, jargão semântico, parafasias, neologismos, compreensão alterada, excelente repetição, dificuldade de nomeação. Resulta de lesões nas vias que conectam o centro audioverbal ao centro do conceito. Afasia transcortical mista ou de isolamento: Fala não-fluente, compreensão alterada, boa repetição, ecolalia.

    Afasia Anômica
    Anomia: é o nome dado a dificuldade de encontrar palavras e, na fala espontânea, é um traço comum a todos os tipos de afasia. Contudo quando a anomia se torna o sintoma mais proeminente de um distúrbio afásico, denominamos de afasia anômica. Fala com boa fluência. Compreensão normal oCircunlóquios
     

  • Todas as afasias transcorticais, seja emissiva ou receptivas a repetiçaõ é boa.