SóProvas


ID
2376073
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA.
Conforme Barroco (2008) a ética é entendida como:

Alternativas
Comentários
  • A ética é definida como uma capacidade humana posta pela atividade vital do ser social; a capacidade de agir conscientemente com base em escolhas de valor, projetar finalidades de valor e objetivá-las concretamente na vida social, isto é, ser livre. Tratada como mediação entre as esferas e dimensões da vida social, e atividade emancipadora, a ética é situada em suas várias formas e expressão: a moral, a moralidade,a reflexão ética e a ação ética como exercício de liberdade ou, comoquer Lukács, como “ação virtuosa”, apontando-se para a conexão com a práxis política e para suas formas alienadas no âmbito da vida cotidiana (BARROCO, 2008a, p. 19).

  • Para o método de Marx “a ética é uma parte, um momento da práxis humana  em  seu  conjunto”  (LUKÁCS,  2007,  p.  72).  Como  tal,  a  ética  dirige‐se  à  transformação  dos  homens  entre  si,  de  seus  valores,  exigindo  posicionamentos,  escolhas,  motivações  que  envolvem  e  mobilizam  a  consciência,  as  formas  de  sociabilidade,  a  capacidade  teleológica  dos indivíduos,  objetivando  a liberdade,  a  universalidade e a emancipação do gênero humano.  

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf

  • A gênese da ação ética é dada pela liberdade, compreendida ontologicamente como uma capacidade humana inerente ao trabalho, tomado como práxis. (BARROCO, 2008, p.57)

  • Gabarito A!

    Embora  momentânea,  pode  se  estabelecer  como  mediação  entre  a singularidade de indivíduo moral e a sua dimensão humano‐genérica, objetivando‐ se como parte da práxis social.     

    Fonte:http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf

  • Barroco esclarece em seu no texto "Elementos éticos do Serviço Social" que para Marx "a ética é uma parte, um momento da práxis humana em seu conjunto."

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pd

  • GABARITO: LETRA A

    ? A filosofia burguesa isola a ética do conjunto da práxis humana, o que provoca, por exemplo, uma falsa oposição entre moralidade e legalidade; isola a ética do conhecimento humano, abrindo a via ao pântano do irracionalismo (ética existencialista); isola-a da história, como, por exemplo, na atemporalidade da moral kantiana, ou, se reconhece suas vinculações, insere-a num niilismo relativista, limitando a ética à interioridade da decisão individual abstrata e criando um aparente dilema entre a ética interior e exterior (do sentimento e da obediência) (LUKÁCS, 2007a, p.73).

    Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/download/2175-7984.2011v10n19p275/19601

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!