-
(a) Errado, esse é o WS-Realiable Messaging. O WS-Transaction é uma especificação que apresenta como as transações através de serviços distribuídos devem ser coordenadas, garantindo quem uma transação seja atômica, i.e., uma transação é executada integralmente com sucesso ou é completamente abortada; (b) Correto. Questão retirada da última edição do Sommerville e que, a princípio, eu discordo. SOA não é uma forma de desenvolvimento, mas já que foi o Sommerville que disse, a partir de agora passaremos a considerar como referência; (c) Errado, ele é independente da aplicação que o utiliza, i.e., agnóstico; (d) Errado, WSDL é um padrão para a definição de interface de serviço; (e) Errado, esse é o WS-Addressing.
Gabarito: B
Fonte: estratégia
-
a) E. O correto é o WS-RM.
b) C
c) E. É agnóstico.
d) E. É usado apenas para a definição de um WS. XML é usada na troca de mensagens.
e) E. WS-RM é uma dos padõres do WS que permite identificar se a mensagem chegou a seu destino, estabelecer ordem no envio e recebimento de mensagens. Quem definie isso é o WS-Adressing.
-
Gabarito B
Service-Oriented Architecture (SOA), pode ser traduzido como arquitetura orientada a serviços, e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços.Frequentemente estes serviços são conectados através de um "barramento de serviços" (enterprise service bus, em inglês) que disponibiliza interfaces, ou contratos, acessíveis através de web services ou outra forma de comunicação entre aplicações. A arquitetura SOA é baseada nos princípios da computação distribuída e utiliza o paradigma request/reply para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços.
Além da perspectiva estritamente técnica, a arquitetura orientada a serviços também se relaciona com determinadas políticas e conjuntos de "boas práticas" que pretendem criar um processo para facilitar a tarefa de encontrar, definir e gerenciar os serviços disponibilizados.
A arquitetura orientada a serviços também se insere em um processo de reorganização dos departamentos de tecnologia da informação das organizações, permitindo um melhor relacionamento entre as áreas que dão suporte tecnológico à empresa e as áreas responsáveis pelo negócio propriamente dito, graças a maior agilidade na implementação de novos serviços e reutilização dos ativos existentes.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Essa definição ficou tosca mesmo. Começou pela "forma de desenvolvimento". E piorou ao falar que o serviço é "executado" de forma distribuida, quando na verdade ele é executado no servidor que disponibiliza o serviço, por padrão, e retorna o resultado. Ele pode ser chamado e de forma distribuída, mas não é executado assim.
-
WS-Realiable Messaging
-
Sutileza na letra d) : WSDL é Web Services Description Language - a questão colocou como Web Services Definition Language
https://www.w3.org/TR/wsdl20/
-
No caso da B, o "cujos" se refere aos sitemas distribuidos ou a SOA?
Trata-se de uma forma de desenvolvimento de sistemas distribuídos cujos componentes são serviços autônomos, executados em computadores geograficamente distribuídos.
-
Na letra C o erro na verdade se dá ao fato de agnóstico INDEPENDE de tecnologia.