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achei essa difícil...
Segue o comentário do professor Diego Carvalho:
Questão retirada integralmente do Sommerville, 9ª Ed., Cap. 7, Pág. 134. Trata-se do Padrão Observer.
Em muitas situações, você precisa fornecer vários displays de informações do estado, como um display gráfico e em tabela. Nem todos eles podem ser conhecidos quando a informação é especificada. Todas as apresentações alternativas devem apoiar a interação e, quando o estado é alterado, todos os displays devem ser atualizados.
Esse padrão pode ser usado em todas as situações em que mais de um formato de display de informações de estado é necessário, e em que saber sobre os formatos de display específicos usados não é necessário para o objeto que mantém as informações do estado. Péssima questão!
Gabarito: D
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/trepe2017-comentarios-da-prova-de-engenharia-de-software-tecnologia-da-informacao/
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Observer ate então é:
“Definir uma dependência um para muitos entre objetos, de maneira que quando um objeto muda de estado todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente".
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Justificativa do Cespe para a anulação: "A definição apresentada no comando prejudicou o julgamento objetivo da questão."
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Esse padrão de projeto deve ser utilizado quando uma mudança em um objeto requisitar mudanças em outros e não se souber quantos objetos necessitam ser modificados.
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caralho, fico puto com esse examinador que quer pegar um tema fácil e transformar ele em impossível
dae acaba criando uma definição genérica que não serve pra porra nenhuma
segue o básico porra
2013
Este design pattern pode ser utilizado quando se deseja definir uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes são notificados e atualizados.
observer
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No primeiro comentário, se o examinador tivesse colocado como está no livro seria fácil.
Porém, retiram a questão totalmente do contexto e colocam ela na prova.
Ainda bem que o CESPE anulou, pois geralmente não anula.