- 
                                achei essa difícil...   Segue o comentário do professor Diego Carvalho:   Questão retirada integralmente do Sommerville, 9ª Ed., Cap. 7, Pág. 134. Trata-se do Padrão Observer.   Em muitas situações, você precisa fornecer vários displays de informações do estado, como um display gráfico e em tabela. Nem todos eles podem ser conhecidos quando a informação é especificada. Todas as apresentações alternativas devem apoiar a interação e, quando o estado é alterado, todos os displays devem ser atualizados.   Esse padrão pode ser usado em todas as situações em que mais de um formato de display de informações de estado é necessário, e em que saber sobre os formatos de display específicos usados não é necessário para o objeto que mantém as informações do estado. Péssima questão! Gabarito: D   https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/trepe2017-comentarios-da-prova-de-engenharia-de-software-tecnologia-da-informacao/   
- 
                                Observer ate então é: “Definir uma dependência um para muitos entre objetos, de maneira que quando um objeto muda de estado todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente". 
- 
                                Justificativa do Cespe para a anulação: "A definição apresentada no comando prejudicou o julgamento objetivo da questão." 
- 
                                Esse padrão de projeto deve ser utilizado quando uma mudança em um objeto requisitar mudanças em outros e não se souber quantos objetos necessitam ser modificados. 
- 
                                caralho, fico puto com esse examinador que quer pegar um tema fácil e transformar ele em impossível   dae acaba criando uma definição genérica que não serve pra porra nenhuma     segue o básico porra 2013 Este design pattern pode ser utilizado quando se deseja definir uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes são notificados e atualizados. observer   
- 
                                No primeiro comentário, se o examinador tivesse colocado como está no livro seria fácil.  Porém, retiram a questão totalmente do contexto e colocam ela na prova.  Ainda bem que o CESPE anulou, pois geralmente não anula.