SóProvas


ID
2377903
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Uma instalação adequada é aquela que está de acordo com o funcionamento do laboratório e com o nível de biossegurança recomendado para os agentes manipulados no local. Para os laboratórios de Nível de Biossegurança 1 (NB-1) onde são manipulados agentes biológicos da classe de risco 1, recomenda-se, para área física,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

  • Laboratórios NB-1 possuem portas individuais e pelo menos uma pia para higienização das mãos. Não precisam ser localizados em uma região isolada do prédio e não há necessidade de equipamento especial de contenção. É possível trabalhar na bancada ao ar livre utilizando práticas microbiológicas padrões. Contudo, ainda assim é necessário conhecer os potenciais riscos dos agentes com os quais se está trabalhando.

  • rdo com o Ministério da Saúde (2010), os laboratórios são divididos em níveis de biossegurança (NB) denominados NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4. O nível de biossegurança para o laboratório será definido pelo agente biológico de maior risco envolvido nas análises. As classificações são as seguintes.

    Nível de Biossegurança 1 (NB-1): é o nível necessário ao trabalho que envolva agentes biológicos da classe de risco 1. Representa um nível básico de contenção, que se fundamenta na aplicação das boas práticas de laboratórios, na utilização de equipamentos de proteção e na adequação das instalações. O trabalho é conduzido, em geral, em bancada.

    Nível de Biossegurança 2 (NB-2): é o nível exigido para o trabalho com agentes biológicos da classe de risco 2. O acesso ao laboratório deve ser restrito a profissionais da área, mediante autorização do profissional responsável.

    Nível de Biossegurança 3 (NB-3): este nível é aplicável aos locais onde forem desenvolvidos trabalhos com agentes biológicos da classe de risco 3.

    Nível de Biossegurança 4 (NB-4): este nível é necessário a trabalhos que envolvam agentes biológicos da classe de risco 4 e agentes biológicos especiais. Nesse tipo de laboratório o acesso dos profissionais deve ser controlado por sistema de segurança rigoroso.

  • O NB-1 é adequado ao trabalho que envolva agente com menor grau de risco (Classe de Risco I) para profissionais do laboratório e para o meio ambiente.

    É necessária a aplicação das boas práticas laboratoriais e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

    O trabalho geralmente é conduzido em bancadas abertas, não exigindo equipamentos especiais de contenção. Os profissionais devem ter treinamento específico nos procedimentos realizados e trabalhar sob supervisão.

    O acesso ao laboratório é limitado ou restrito de acordo com definição do responsável e não será permitida a entrada de animais e crianças.

    O laboratório não fica separado das demais dependências do edifício e deve possuir uma pia específica para lavar as mãos.

    O NB-2 é adequado ao trabalho que envolva agentes de risco moderado para os profissionais e para o meio ambiente, em geral agentes causadores de doenças infecciosas (Classe de Risco II).

    Além das especificações estabelecidas para o NB-1, as instalações devem ter:

    • Autoclave para descontaminação, no interior ou próxima ao laboratório, de modo a permitir a descontaminação de todo o material antes do seu descarte;

    • Cabine de Segurança Biológica Classe I ou II e centrífuga com caçapa protegida sempre que houver manipulação de materiais em que possa existir a formação de aerossóis.

    Os profissionais devem receber treinamento específico no manejo de agentes patogênicos, ser orientados sobre os possíveis riscos e trabalhar sob supervisão.

  • O NB-3 é adequado ao trabalho com micro-organismos de elevado risco infeccioso (Classe de Risco III) podendo causar doenças sistêmicas sérias e potencialmente letais como Mycobacterium tuberculosisCoxiella burnetti e Brucella spp., entre outros.

    Devem ser utilizadas barreiras de proteção individual e toda manipulação realizada em cabine de segurança biológica classe II ou III, com filtro HEPA.

    Deve-se oferecer treinamento específico aos funcionários no manejo de agentes patogênicos e potencialmente letais, assim como orientar sobre os possíveis riscos e trabalhar sob supervisão.

    Quando não houver condições específicas para o NB-3 as atividades de rotina e operações repetitivas podem ser realizadas em laboratório com instalação NB-2, acrescidas de equipamentos de contenção e das práticas recomendadas para NB-3.

    O acesso ao laboratório é controlado. Menores de idade não serão permitidos dentro do laboratório.

    O NB-4 representa o nível máximo de segurança.

    É adequado ao manuseio de agentes infecciosos que possuem alto risco de infecção individual e de transmissão pelo ar sempre que o trabalho envolver OGM resultante de organismo receptor ou parenteral classificado como classe de risco NB-4.

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Módulo 1: Biossegurança e Manutenção de Equipamentos em Laboratório de Microbiologia Clínica. Brasília: Anvisa, 2013