Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), correto :
GABARITO A ) :
ESPIRIOMETRIA : não é essencial para confirmar o diagnóstico .
ESPIRIOMETRIA : medir entrada e saída de ar nos pulmões .
A ESPIRIOMETRIA por si só não permite um diagnóstico definitivo, ela constitui um exame laboratorial auxíliar no diagnóstico e muito importante na reavaliação. Deve - se considerar ,dentre outros aspectos , a avaliação física e o histórico do paciente , a fim de que , em associação com os valores obtidos ,seja proposto , com maior segurança, um laudo técnico funcional correto .
COMENTÁRIO DAS OUTRAS ALTERNATIVAS :
B ) A DPOC é uma doença frequente, prevenível e tratável. É heterogênea em sua apresentação clínica e evolução e caracterizada por obstrução ao fluxo de ar, persistente e geralmente progressiva :
Dença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um grupo de doenças respiratórias, como bronquite crônica e enfisema .
A doença pulmonar obstrutiva crônica
é uma doença frequente, prevenível e tratável. É heterogênea em sua apresentação clínica e evolução e caracterizada por obstrução ao fluxo de ar que é em grande parte irreversível .
C ) A deficiência de α-1-antitripsina (AAT) é uma doença hereditária associada com altos níveis da proteína AAT, o que leva a um desequilíbrio de proteaseantiprotease e maior risco de desenvolver DPOC :
A deficiência de alpha-1 antitrypsin (AAT, alfa-1 antitripsina) é um distúrbio genético que tem diversas implicações clínicas e que afeta especialmente pulmões e fígado.
Deficiência de AAT :
Pacientes com deficiência de AAT tem falta de uma enzima produzida pelo fígado chamada alfa 1 antitripsina .
Certas células pulmonares produzem uma enzima chamada elastase neutrofilica que destrói a estrutura pulmonar. Na maioria das pessoas, a proteína alfa 1 antitripsina neutraliza esta enzima protegendo conseqüentemente a estrutura pulmonar.
Em deficiência de AAT, existe uma diminuição dessa proteína protetora, em conseqüência a elastase neutrofílica ataca e destrói livremente a estrutura pulmonar. Este dano é contínuo e causa desta forma a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
D ) Tosse é o sintoma mais FREQUENTE no portador de DPOC :
Sintomas iniciais da DPOC :
Tosse,
Expectoração (produção de catarro) e Falta de ar ;
INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS FREQUENTES .
No início do desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica, o comprometimento da função pulmonar pode não se manifestar
E ) Parar de fumar aumenta a sobrevida, reduz a mortalidade, mas não retarda a progressão da doença :
Parar de fumar aumenta a sobrevida, reduz a mortalidade e melhora a progressão da doença .