SóProvas


ID
2379097
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na avaliação de imóvel rural cuja área é composta por terras nuas, determinou-se que deve ser empregado preferivelmente o método comparativo direto de dados de mercado. Dessa forma,

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653-3 10.1.2 

  • NBR 14.653-3

    10.1 Terras nuas
    10.1.1 Na avaliação das terras nuas, deve ser empregado, preferivelmente, o método comparativo direto de
    dados de mercado.


    10.1.2 É admissível na avaliação a determinação do valor da terra nua a partir de dados de mercado de
    imóveis com benfeitorias
    , deduzindo-se o valor destas.

    10.1.2.1 No cálculo do valor das benfeitorias, pode-se adotar o fator de comercialização, além daqueles
    citados em 10.2.

     

    Ou seja, você pode considerar as benfeitorias, desde que deduza as mesmas.

  • Considera-se terra nua o imóvel rural, por natureza, que compreende o solo com sua superfície e respectiva floresta nativa, despojado das construções, instalações e melhoramentos, das culturas permanentes, das árvores de florestas plantadas e das pastagens cultivadas ou melhoradas, que se classificam como investimentos (benfeitorias).

     

    O normal seria nao considerar para que as semelhanças entre o objeto avaliando e os objetos a serem comparados tivessem o máximo de semelhança possivel, porem o item 10.1.2.1 da NBR 16653-3 faz uma ressalva permitindo a consideraçao das benfeitorias.

  • Na minha opnião caberia recurso nessa questão, pois o imóvel tratado não possui benfeitorias, assim o normal seria comparar com um lote que também não possua benfeitorias, entretanto de acordo com a norma podemos fazer essa comparação também com lotes que as possuem.

    Portanto ao meu ver, alternativas A e B estão corretas!

  • questãozinha dúbia

    você pode considerar as benfeitorias, desde que deduza as mesmas. ou seja é suficiente para ser considerada errada por estar incompleta. Mas além de estudar muito, se vc quiser passar em concursos tem que estudar também a banca em sua psicologia dialética, sobrenaturalista de uma forma olística propondo um resultado perene de lógica fundamentada no saber do homem enquanto FDP.