SóProvas


ID
2379115
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um imóvel foi avaliado, no mês de março de 2015, para fins de desapropriação. No entanto, por uma série de motivos, foi necessário atualizar esse valor, pois a desapropriação só ocorreu em fevereiro de 2016. A atualização desse valor deve ser feita com base

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de imóveis consiste em uma análise técnica, feita por um engenheiro de avaliações, com o objetivo de determinar o valor de um bem e indicadores de viabilidade de sua utilização no contexto econômico.

     

    A desapropriação de um imóvel trata-se de um procedimento pelo qual o Poder Público retirado de seu dono a propriedade do imóvel. Geralmente, alega-se necessidade/utilidade publica para adquirir o imóvel. Para tanto, o proprietário recebe uma indenização.

     

    A ABNT NBR 14653, intitulada “Avaliação de bens" é uma norma técnica, dividida em 7 partes, responsável por nortear os procedimentos de avaliação. Nesse contexto, a ABNT NBR 14653-1 (2019), intitulada “Avaliação de bens - Parte 1: Procedimentos gerais", define, em seu item 11.1.2, critérios para desapropriações. Dentre eles, tem-se que:

     

    “11.1.2.1 Nas desapropriações, convém que as avaliações apresentem como resultados os valores que possam ser adotados para a justa indenização, como o valor de mercado, o valor econômico, o custo de reedição, o custo de reprodução, entre outros."

     

    Visto isso, dado que o tempo entre a avaliação e a desapropriação foi cerca de 1 ano, é necessário realizar nova avaliação para atualizar o valor do imóvel a ser desapropriado. Os índices não devem ser utilizados, pois, caso tenham sido feitas benfeitorias no imóvel, eles não são capazes de fornecer uma justa atualização. Logo, a alternativa D está correta.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14653-1: Avaliação de bens - Parte 1: Procedimentos gerais. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.