SóProvas


ID
2379424
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Ao analisar os registros da ocorrência de tuberculose humana em um dado município, foi levantada a incidência de casos observados entre os indivíduos que tinham o hábito de consumir queijo produzido com leite cru, não pasteurizado. O estabelecimento de tal proporção caracteriza o indicador denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) Risco relativo.

    risco relativo é uma relação (ratio) da probabilidade do evento ocorrer no grupo exposto contra o grupo de controle (não exposto). Na Estatística e na Epidemiologia Matemática, risco relativo (RR - relative risk) é o risco de um evento (ou de desenvolver uma doença) relativo à exposição.

    Pode ser entendido como a razão entre as incidências dos indivíduos expostos a um determinado fator em relação aos indivíduos não expostos a esse mesmo fator. (RR= IE/INE)

    Por exemplo, se a probabilidade de um fumante em desenvolver cancer de pulmão é de 20% e a probabilidade de um indivíduo não fumante é de 10%, então o risco relativo de cancer associado ao hábito de fumar seria igual a 2. Os fumantes teriam duas vezes o risco de desenvolver câncer de pulmão quando comparados aos não fumantes.

  • Risco Relativo

    Relação existente entre o coeficiente de incidência de casos expostos e o coeficiente de incidência dos casos não expostos; ( o evento desenvolver uma doença)

    GABARITO A

  • RISCO RELATIVO (RR): Informa quantas vezes o risco é maior em um grupo, quando comparado a outro. RISCO ATRIBUÍVEL (RA) (à exposição): Indica a diferença de incidências entre os dois grupos, diferença que é atribuída à exposição ao fator de risco.