SóProvas


ID
2379706
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 25 anos apresenta quadro recente de peté- quias em membros inferiores.
Nega uso de quaisquer medicamentos. Exceto o quadro cutâneo, o restante do exame físico é normal. A única alteração laboratorial é a contagem de plaquetas de 15.000/mm3. Anti-HIV e fator antinuclear negativos. Apesar de receber prednisona houve queda das plaquetas para 3.000/mm3 e surgimento de sangramento mucoso, gengivorragia, epistaxe volumosa e hematúria. Neste momento a conduta mais adequada é administrar

Alternativas
Comentários
  • PTI é a causa maus comum de plaquetopenia entre crianças e adolescentes. A remissão é comum entre crianças, menos comum em adultos, Tratamento é indicado quando plaquetas menor que 30 mil, quadro de sangramento ativo ou previsão de intervenção cirurgica.

    * CTC: Pred 1-2mg/kg/dia ou dexa 40mg VO 4 dias. Espera-se elevação das plaquetas em ate 4 semanas após inicio da corticoterapia.

    * Transfusão de plaquetas apenas se houver sangramento ativo com risco de vida.

    * Imunoglobulina venosa: sangramento ativo, pré-operatório, gestantes no preparo do pré-parto. Resposta laboral em 1-5d.

    * Metilprednisolona 1g/d por três dias; é uma alternativa a imunoglobulina;

    * Esplenectomia ou rituximabe (anti-CD20) - para os casos que não respondem a CTC ou necessitam de altas doses de CTC.

    * Agonista de receptor da trombopoetina (eltrombopague VO ou romiplostin SC): para casos refratários a esplenectomia ou rituximabe.

    * Pacientes sem resposta a terapias anteriores: azatioprina, ciclosporina, ciclofosfamida, danazol.