SóProvas


ID
2380033
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base nas regras do capítulo 21, do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2R), 2. ed. rev., 2002, analise as afirmativas abaixo sobre os pontos de acesso de uma obra:
1. A entrada de uma obra, de uma coletânea de obras, ou excertos de uma ou mais obras de um autor pessoal (ou qualquer reimpressão, reedição, outros, de tais obras), é o cabeçalho estabelecido para essa pessoa.
2. Se uma obra for de autoria desconhecida ou incerta, ou proveniente de uma entidade sem nome, porém tem um tradutor, faça a entrada por este tradutor.
3. Para edições anotadas de textos de leis e de comentários sobre leis, a entrada principal é a jurisdição abrangida pela lei.
4. Se a responsabilidade principal for atribuída a duas ou três pessoas ou entidades, a entrada deve ser sob o cabeçalho estabelecido para a que estiver mencionada em primeiro lugar e secundária, para as outras duas pessoas.
5. Para uma obra que é uma adaptação de texto, a entrada principal deve ser feita sob o cab­eçalho estabelecido para o adaptador. Se o nome do adaptador for desconhecido, deve­-se fazer a entrada pelo título. Também deve­-se fazer uma entrada secundária de nome-título para a obra original. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Erradas:

     2. Se uma obra for de autoria desconhecida ou incerta, ou proveniente de uma entidade sem nome, porém tem um tradutor, faça a entrada por este tradutor. FALSO.

    A entrada principal só deve ser feita para o tradutor quando:

    “Faça um ponto de acesso secundário para o tradutor quando (AACR2r 21.30K1):

    a) A tradução for em verso, ou

    b) A tradução for importante por si mesma, ou

    c) A obra tiver sido traduzida para uma mesma língua mais de uma vez, ou

    d) A redação da fonte principal de informação sugerir que o tradutor é o autor, ou

    e) Puder ser difícil localizar o recurso por seu ponto de acesso principal”

    3.Para edições anotadas de textos de leis e de comentários sobre leis, a entrada principal é a jurisdição abrangida pela lei. FALSO.

    Se a entrada principal for feita para a jurisdição abrangida pela lei, o usuário poderá confundir o que seria a lei propriamente dita e os comentários a seu respeito.