SóProvas


ID
2380225
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a teoria arquivística, o ciclo vital dos documentos de arquivo possui três fases ou idades: corrente, intermediária e permanente.
Identifique abaixo as alternativas verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) sobre o ciclo vital, de acordo com Rousseau e Couture (1998).
( ) O arquivo corrente é o período durante o qual os documentos semiativos são indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma administração. Esses documentos são conservados para responder aos objetivos de sua criação.
( ) O arquivo intermediário, que possui alta frequência de utilização, deve ser mantido por razões administrativas, legais ou financeiras, mas não tem que ser utilizado para assegurar as atividades cotidianas de uma administração.
( ) Uma das razões de existência do arquivo intermediário é a economia de espaço, equipamento e tempo, principalmente quando os conjuntos documentais pertencentes a esta idade são conservados de forma centralizada.
( ) Após o uso dos documentos de arquivo por razões administrativas, legais ou fiscais, os documentos são encaminhados ao arquivo permanente, pois perderam o valor primário.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • E) 

    arquivo corrente
    1 Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto
    de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.
    2 Unidade administrativa ou serviço responsável pelo arquivo corrente(1).

     

    arquivo intermediário
    1 Conjunto de documentos originários de arquivos correntes(2), com uso pouco freqüente,
    que aguarda destinação.
    2 Unidade administrativa ou serviço responsável pelo arquivo intermediário(1).
    3 Depósito(1) de arquivos intermediários(1).

     

    Fonte: DBTA (2005)

  • Fiquei em duvida apenas na última, pois após os documentos perderem o valor primário, eles podem ser eliminados ou recolhidos ao arquivo permanente, se adquirirem valor secundário. Eles não irão necessariamente ao arquivo permanente como o enunciado deixa a entender. Mas enfim né, resposta letra E

  • ARQUIVOS CORRENTES - ATIVOS

    ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS - SEMI-ATIVOS

  • (f ) O arquivo corrente é o período durante o qual os documentos semiativos são indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma administração. Esses documentos são conservados para responder aos objetivos de sua criação.

    (f ) O arquivo intermediário, que possui alta frequência de utilização, deve ser mantido por razões administrativas, legais ou financeiras, mas não tem que ser utilizado para assegurar as atividades cotidianas de uma administração.

    (v ) Uma das razões de existência do arquivo intermediário é a economia de espaço, equipamento e tempo, principalmente quando os conjuntos documentais pertencentes a esta idade são conservados de forma centralizada.

    (v ) Após o uso dos documentos de arquivo por razões administrativas, legais ou fiscais, os documentos são encaminhados ao arquivo permanente, pois perderam o valor primário. ACHEI ESTRANHA ESTA QUESTÃO , POIS OS DOCUMENTOS DEVERIAM SER TRANSFERIDOS PARA O ARQUIVO INTERMEDIÁRIOS. ADEMAIS NÃO SÃO TODOS OS DOCUMENTOS RECOLHIDOS PARA O ARQUIVO PERMANENTE.

  • Não há necessidade de que os arquivos passem do corrente para o intermediário e só depois ao permanente. Eles podem ir do corrente para o permanente direto.

  • Esta questão não tem gabarito. A terceira frase, quando fala PRINCIPALMENTE dá a entender que arquivos intermediários podem ser descentralizados. De acordo com oq estudei, os únicos arquivos que podem ser descentralizados são os arquivos correntes.