a) Durante a higienização de documentos, procedemos também de forma simultânea a um levantamento de dados sobre suas condições de conservação, para efeitos de futuras intervenções. (Correto)
b) O processo de limpeza de acervos de bibliotecas e arquivos se restringe à limpeza de superfície e, portanto, é mecânica, feita a seco. A técnica é aplicada com o objetivo de reduzir poeira, partículas sólidas, incrustações, resíduos de excrementos de insetos ou outros depósitos de superfície. Nesse processo, usam-se solventes. (Não usa solvente)
c) Materiais arquivísticos têm os seus suportes geralmente quebradiços, frágeis, distorcidos ou fragmentados. Isso se deve principalmente ao alto índice de acidez resultante do uso de papéis de baixa qualidade. As más condições de armazenamento e o excesso de manuseio também contribuem para a degradação dos materiais. Para tais documentos é necessário que se faça urgentemente um tratamento aquoso. (Tratamento tem que ser a seco)
d) Os papéis de arquitetura (quando em papel vegetal) podem ser limpos com pó de borracha, após testes. Pode-se também usar um swob - cotonete - embebido em acetona. Muito sensíveis à água, esses papéis podem ter distorções causadas pela umidade que são irreversíveis ou de difícil remoção. (Álcool)
e) Os objetos devem ser higienizados para remoção de poeiras e outras sujidades. O procedimento pode ser realizado com pincel de pelo macio ou pano (tipo flanela) e com regularidade. Recomenda-se também o uso de espanador. (Não é recomendado o uso do espanador)