SóProvas


ID
2380252
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Analise o texto abaixo:
"A sujidade é o agente de deterioração que mais afeta os documentos. A sujidade não é inócua e, quando conjugada a condições ambientais inadequadas, provoca reações de destruição de todos os suportes num acervo. Portanto, a higienização das coleções deve ser um hábito de rotina na manutenção de bibliotecas ou arquivos, razão por que é considerada a conservação preventiva por excelência" (CASSARES, 2000:26).
Em relação à higienização dos documentos, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    higienização
    Retirada, por meio de técnicas apropriadas, de poeira e outros resíduos, com vistas à preservação
    dos documentos

     

     

    Fonte: DBTA (2005)

  • O simples bom senso resolve esta questão.

  • Alguém poderia comentar alternativa por alternativa?

  • e) Ideal seria o uso de aspirador de pó.Não posso afirmar com certeza, mas de todos os materiais que li sobre arquivologia, em nenhum deles conta que poderia usar espanador.Creio que este seja o erro na alternativa.

  • Não tinha encontrado isso em nenhum livro de arquivologia, mas a FEPESE tirou essa questão daqui:

    http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf

     

    Sobre a letra E: "A remoção da sujidade superficial (que está solta sobre o documento) é feita através de pincéis, flanela macia, aspirador e inúmeras outras ferramentas que se adaptam à técnica."

  •  a) Durante a higienização de documentos, procedemos também de forma simultânea a um levantamento de dados sobre suas condi­ções de conservação, para efeitos de futuras intervenções. (Correto)

     

     b) O processo de limpeza de acervos de bibliotecas e arquivos se restringe à limpeza de superfície e, portanto, é mecânica, feita a seco. A técnica é aplicada com o objetivo de reduzir poeira, partículas sólidas, incrustações, resíduos de excrementos de insetos ou outros depósitos de superfície. Nesse processo, usam-se solventes. (Não usa solvente)

     

     c) Materiais arquivísticos têm os seus suportes geralmente quebradiços, frágeis, distorcidos ou fragmentados. Isso se deve principalmente ao alto índice de acidez resultante do uso de papéis de baixa qualidade. As más condições de armazenamento e o excesso de manuseio também contribuem para a degradação dos materiais. Para tais documentos é necessário que se faça urgentemente um tratamento aquoso. (Tratamento tem que ser a seco)

     

     d) Os papéis de arquitetura (quando em papel vegetal) podem ser limpos com pó de borracha, após testes. Pode-se também usar um swob - cotonete - embebido em acetona. Muito sensíveis à água, esses papéis podem ter distorções causadas pela umidade que são irreversíveis ou de difícil remoção. (Álcool)

     

     e) Os objetos devem ser higienizados para remoção de poeiras e outras sujidades. O procedimento pode ser realizado com pincel de pelo macio ou pano (tipo flanela) e com regularidade. Recomenda-se também o uso de espanador. (Não é recomendado o uso do espanador)