SóProvas


ID
2381443
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cada neurônio do cérebro humano está ligado a milhares de outros. O ponto de contato entre dois neurônios é formado pela união entre o axônio de um neurônio e os dendritos ou o corpo celular de outro, onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra. Assinale a alternativa que apresenta o nome correto desse processo.

Alternativas
Comentários
  • letra A

    sinapse: local de contato entre neurônios, onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra.

  • a) Sinapse é a comunicação de um neurônio com outra célula (outro neurônio, célula muscular, célula glandular, etc) por meio de mediadores químicos - quimiorreceptores - na extremidade livre do Axônio em um pequeno espaço entre as células (fenda sináptica).

    b) Receptores sensoriais são estruturas que reconhecem estímulos, podem ser classificados quanto a natureza - quimiorreceptores, mecanorreceptores, termorreceptores e fotorreceptores - ou quanto ao local do receptor (exteroceptor, interoceptor e proprioceptor).

    c) Condução saltatória, nas regiões dos nódulos de Ranvier, por causa da propriedade isolante da bainha de mielina, a onda de despolarização "salta" diretamente de um nódulo para outro, acarretando assim o aumento da velocidade de impulso.

    d) Despolarização impulso nervoso - Quando um estímulo químico, mecânico ou elétrico chega ao neurônio, pode acarretar alteração da permeabilidade da membrana, permitindo grande entrada de sódio na célula e pequena saída de potássio dela. Com isso, ocorre uma inversão das cargas ao redor dessa membrana, que fica despolarizada gerando um potencial de ação. Essa despolarização propaga-se pelo neurônio caracterizando o impulso nervoso.

    e) Bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos.

  • O comando da questao é sobre o processo - Assinale a alternativa que apresenta o nome correto desse processo. -. Utilizando a resposta da amiga Mabia Luna:

    d) Despolarização impulso nervoso - Quando um estímulo químico, mecânico ou elétrico chega ao neurônio, pode acarretar alteração da permeabilidade da membrana, permitindo grande entrada de sódio na célula e pequena saída de potássio dela. Com isso, ocorre uma inversão das cargas ao redor dessa membrana, que fica despolarizada gerando um potencial de ação. Essa despolarização propaga-se pelo neurônio caracterizando o impulso nervoso.

  • A Sinapse: transmissão entre dois neurônios.

    B Receptor: receptores sensoriais são responsáveis pela captação e conversão de estímulos internos e externos em impulsos nervosos.

    C Condução saltatória: faz com que o impulso nervoso seja conduzido muito mais rapidamente que em axônios não mielinizados (neurônios são recobertos por uma bainha de mielina, que é uma substância “gordurosa” que isola a membrana celular do neurônio).

    D Despolarização abertura do canal de Na+ (sódio).

    E Mielina estrutura formada por uma membrana lipídica rica em glicofosfolipídeos e colesterol, e recobre os axônios facilitando a rápida comunicação entre os neurônios.

  • A questão exige conhecimentos do Sistema Nervoso Humano.

    A)     Sinapse - é a região responsável por realizar a comunicação entre dois ou mais neurônios.

    B)     Os receptores sensoriais são pequenas estruturas formadas por células nervosas, responsáveis pela captação e conversão de estímulos internos e externos em impulsos nervosos.

    C)     A condução saltatória é um tipo de impulso nervoso que ajuda os sinais a chegarem de um lugar a outro de forma rápida e eficiente.

    D)     Algumas células desencadeiam o Potencial de Ação sem a necessidade de receberem estímulos. A despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples. Dessa forma, o líquido intracelular passa a apresentar uma grande quantidade de íons de carga positiva (cátions) e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula: Mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior.

    E)     A bainha de mielina é uma estrutura formada por uma membrana lipídica, é uma capa de tecido adiposo, que recobre os axônios, atuando principalmente como isolante elétrico, protegendo as células nervosas e facilitando a rápida comunicação entre os neurônios. Estas células transportam mensagens entre o seu cérebro e o resto do seu corpo. Quando a bainha de mielina é saudável, os sinais nervosos são enviados e recebidos rapidamente. Mas se, por exemplo, a pessoa tem Esclerose Múltipla, o sistema imunológico do corpo trata a mielina como uma ameaça. Ele ataca tanto a mielina quanto as células que a compõem. Isso significa que os nervos não são capazes de enviar e receber mensagens como deveriam.

    Gabarito: Letra A.