a) A boca é responsável pelo contato inicial do alimento com o sistema digestório, realizando a mastigação e a salivação. Sua estrutura é formada por dentes, língua, palato duro (céu da boca), úvula palatina ("campainha") e glândulas salivares.
b) O processo entre a boca e a faringe chama-se deglutição, ou seja, quando o alimento é engolido. As tonsilas palatinas (também conhecidas como amídalas), órgãos que atuam em defesa do corpo, estão localizadas na faringe. A faringe atua tanto no sistema digestório quanto no respiratório, ela se comunica com: boca, cavidades nasais, laringe e esôfago.
c) Depois do estômago, o produto vai para o intestino delgado, onde ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. No processo são lançadas secreções como: a bile, o suco pancreático, e o suco entérico. O produto final deste processo é uma pasta grossa, fermentada, com detritos não absorvidos e com algumas bactérias, conhecido como quilo, que segue o fluxo para o intestino grosso.
d) O esôfago possui forma tubular e aproximadamente 25 centímetros de comprimento. Nele, o bolo alimentar continua seu percurso em direção ao estômago (este percurso dura cerca de 10 segundos), com o auxílio dos movimentos peristálticos.
e) O Intestino grosso mede aproximadamente 1,5 metros de comprimento e seis centímetros de diâmetro, e é o último órgão por onde o produto da digestão passa. Além disso, neste órgão ocorre a absorção da água, armazenamento de certos nutrientes e eliminação de resíduos digestivos.
A questão exige conhecimento do Sistema Digestivo.
O sistema digestório humano é formado pelo trato gastrointestinal, que é composto pela boca, , , estômago, e intestino grosso. Associadas a esses órgãos, temos as glândulas acessórias, também chamadas de glândulas associadas, que são as , o e o .
A) Boca - Nessa cavidade o alimento sofrerá a ação dos , que atuam garantindo que os alimentos sejam cortados, triturados e amassados.
B) Faringe – A faringe é uma estrutura comum entre os sistemas digestório e respiratório, sendo uma área de transição. Ela se abre na traqueia e também no esôfago, e o alimento segue por esse último órgão.
C) Intestino Delgado - O intestino delgado é um compartimento longo que pode apresentar mais de seis metros de comprimento. É nele que a maior parte do processo de digestão acontece.
D) Esôfago - O esôfago é um órgão muscular que garante que o bolo alimentar seja levado, por meio de contrações da musculatura lisa, até o estômago.
E) Intestino Grosso - O intestino grosso é a porção final do sistema digestório e é responsável pela formação da massa fecal e reabsorção de água, processo que se iniciou no intestino delgado. É no intestino grosso, portanto, que as fezes são formadas. O reto termina em um estreito canal anal, que se abre no ânus. É pelo ânus que as fezes são eliminadas para o meio externo.
Gabarito: Letra C.