SóProvas


ID
2381653
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na perícia odontolegal, para a obtenção da identificação de um indivíduo, deve-se fazer um estudo minucioso da arcada dentária. Analise as afirmativas a seguir que se referem à perícia Odontolegal.

I. Uma das técnicas de retirada do arco maxilar e do arco mandibular do cadáver, para facilitar o manuseio, é a técnica de Luntz.

II. Nos casos de cadáveres carbonizados, o ouro é um material protético menos resistente ao calor que o amálgama.

III. Nas peças dentárias submetidas à ação do calor, as raízes tornam-se de cor negra com temperaturas de 270 ºC.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. Uma das técnicas de retirada do arco maxilar e do arco mandibular do cadáver, para facilitar o manuseio, é a técnica de Luntz. (CORRETA)

    II. Nos casos de cadáveres carbonizados, o ouro é um material protético menos resistente ao calor que o amálgama. (Fusão do ouro - 870ºC, Fusão do Amálgama - 200ºC - ERRADA)

    III. Nas peças dentárias submetidas à ação do calor, as raízes tornam-se de cor negra com temperaturas de 270 ºC. (CORRETA)

  • A questão avalia os conhecimentos dos candidatos acerca dos procedimentos em perícias odontolegais.

    I. CERTA. Quando se trata de um cadáver fresco, completo ou de uma cabeça decepada deverá proceder-se à retirada do arco maxilar e do arco mandibular, para facilitar o manuseio e análise, obtendo toda a informação dental, e uma das técnicas que podem ser utilizadas para esse propósito é a Técnica de Luntz (ou em cunha).  Nessa técnica, faz-se uma incisão bilateral dupla, sendo a superior desde a comissura labial, percorrendo a região malar até anteriormente ao tragus do pavilhão auricular. A incisão inferior desde a comissura labial ao bordo inferior do lóbulo da orelha.

    II. ERRADA. O amálgama de prata é o biomaterial que resiste menos a ação do fogo, configurando borbulhas gasosas inicialmente e voltando a forma original no resfriamento, assim, dentre os diversos biomateriais odontológicos, o amálgama de prata é o mais frágil ao calor, sendo as porcelanas, ligas de metal, os compostos, e o ouro os mais resistentes à ação térmica.

    III. CERTA. Em peças dentárias submetidas diretamente sobre a ação do fogo, começam a aparecer fissuras já a 150 graus celsius. Aos 270 graus, as raízes tornam-se negras e com 400 graus ocorre queda espontânea da coroa. O esmalte carboniza-se a 800 graus, tornando-se azul, sendo a dentina mais resistente ao fogo.


    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • AOS 150º APARECEM FISSURAS NO ESMALTE;

    AOS 270º ENEGRECIMENTO DAS RAIZES DENTÁRIAS;

    AOS 400º QUEDA ESPONTÂNEA DA COROA OU PULVERIZAÇÃO SE ESTA ESTIVER ACOMETIDA POR CÁRIE ou COM INFILTRAÇÃO;

    AOS 800º O ESMALTE É CARBONIZADO FICANDO DE COR AZULADA;

    ENTRE OS 800º E OS 1400º FUNDEM-SE MATERIAIS COMO: RESINAS, CIMENTOS, OURO...

    OBS. A AÇÃO DO CALOR EXTREMO PODE LEVAR A UMA CONDIÇÃO EM QUE OS DENTES HUMANOS APRESENTAM SUAS RAÍZES CURVADAS POR ESTA AÇÃO, PODENDO CONFUNDIR-SE COM DENTES DE ANIMAIS, A ESTE EPISÓDIO DÁ-SE O NOME DE DENTE CALCINADO.