-
I. Equimose de sucção é a última
II. Mordidas de animais não apresentam equimose de sucção.
III. Incisivos - retangulares
-
I. A mordedura apresenta as seguintes zonas, na respectiva sequência, de fora para dentro: equimose em área difusa, limitando exatamente a área; equimose de sucção; e escoriações ou lesões cortocontusas.
ERRADO. A sequência apresentada está na ordem de dentro para fora e não ao contrário como o comando da questão afirma.
II. As mordidas de animais domésticos, como cães e gatos, apresentam, dentre outras, as seguintes características: são mais alongadas, em formato de “V” e apresentam vestígios de sucção.
ERRADO. A última parte da assertiva “apresentam vestígios de sucção” são exclusividade da mordida humana.
III. Na mordedura humana, a marca deixada pelos incisivos corresponde a um triângulo, para cada um, ao passo que as marcas dos caninos são em forma de um retângulo alongado
ERRADO. A marca deixada pelos incisivos corresponde a um retângulo alongado, para cada um, ao passo que as marcas dos caninos são em forma de um triângulo (Justamente o contrário do que a assertiva diz).
Portanto, GABARITO LETRA E
Meus cumprimentos, caros amigos.
-
A questão avalia os conhecimentos dos candidatos a respeito das perícias odontolegais, e conceitos relacionados.
I. ERRADO. A questão inverteu a ordem das zonas apresentadas, sendo o correto, de dentro para fora: equimose em área difusa, equimose de sucção e escoriações ou lesões corto contusas. A forma circular ou elíptica da marca de mordida humana, resultante da oclusão dos arcos superior e inferior, com frequência pode ser acompanhada por equimose puntiforme de sucção ou por escoriações superficiais. Essas marcas tipicamente deixam uma área central de equimose causada por dois prováveis fenômenos: pressão positiva decorrente da oclusão dentária no fechamento dos maxilares, provocando o rompimento de pequenas artérias; ou pressão negativa causada pelo ato de sucção e movimentos da língua.
II. ERRADO. As lesões por mordeduras são feridas corto contusas que possuem características próprias que as diferenciam das humanas: são mais alongadas, muitas vezes em forma de “V", nunca possuem vestígios de sucção, apresentam maior profundidade das lesões provocadas pelos dentes caninos, assim como exibem marcas dos diastemas, próprios e naturais de cada espécie animal.
III. ERRADO. O examinador inverteu os conceitos. Na mordedura humana, a marca deixada pelos incisivos corresponde a um retângulo alongado, ao passo que as marcas dos caninos são em forma de um triângulo.
Gabarito do professor: Alternativa E.
-
Resposta; "E"
comentário: As marcas produzidas pela mordida humana são portadoras de características únicas,
- Uma delas é a equimose de Sucção,
- não há predomínio de dentes canino,
- a mordida humana tem entre 25 e 45 mm de distância intercanina,
- seu formato é elíptica ou circular.
- Para a marca de dentição deixada pelos dentes incisos, para cada um, são em forma de um retângulo alongado e para os dentes caninos humanos a forma dos corresponde a um triângulo.
Nos animais,
- as arcadas são mais estreitas e longas, deixando marcas mais profundas.
- Há predomínio do dentes canino
- sendo que a distância intercanina é geralmente 40 mm.
- seu formato é de V, conforme os focinhos dentarios dos cães e gatos
- As marcas das mordidas produzidas por leões e cães apresentam 6 incisivos,
Com isso, temos
I.ERRADO. Na sequência de fora para dentro a zona de equimose de Sucção é a ultima.
II. ERRADO, zona de equimose de sucção ou vestígios de sucção, não apareceriam nas mordidas de animais, pois são exclusividade da mordida humana. mas pela dentição, o formato de “V” esta correto, pois esta de acordo com o focinho do cão e do gato.
III. ERRADO. Houve uma inversão. Na mordedura humana, a marca deixada pelos dentes incisivos = são retângulo alongado e as marcas dentes caninos = são triângulo.