SóProvas


ID
2381674
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As lesões produzidas por um instrumento perfurante de médio calibre obedecem às leis de Filhós e de Langer. A respeito desse assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A primeira lei de Filhós estabelece que as soluções de continuidade dessas feridas assemelham-se às produzidas por instrumentos de dois gumes ou tomam a aparência de “casa de botão”.

II. A segunda lei de Filhós estabelece que, quando essas feridas se mostram numa mesma região onde as linhas de força tenham um só sentido, seu menor eixo tem sempre a mesma direção.

III. A lei de Langer estabelece que na confluência de regiões de linhas de força diferentes, a extremidade da lesão toma o aspecto de ponta de seta, de triângulo, ou mesmo de quadrilátero.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C para os não assinantes.


    O que diz a Primeira e a Segunda Lei de Filhós nos ferimentos perfurantes?

    A primeira lei diz que as feridas deixadas são semelhantes às produzidas por instrumentos de dois gumes e têm aparência de casa de botão. A segunda lei diz que quando estas lesões se produzem numa mesma região, o maior eixo da ferida está orientado no sentido das fibras musculares das subjacentes.


    O que diz a Lei de Langer nos ferimentos perfurantes?

    Nas regiões onde existe cruzamento de muitas fibras, a ferida toma forma de ponta de seta, triângulo ou quadrilátero.


    fonte: https://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/79/Lesoes

  • O ERRO DA SEGUNDA LEI É QUE O MAIOR EIXO DAS LESÕES ESTARÁ NUM MESMO SENTIDO

  • Lei de Filhos e Langer. 

     

    Se relacionam no estudo das lesões perfurantes provocadas por instrumentos de médio calibre, razão pela qual deve ser observadas as seguintes leis: 

     

    Leis de Filhos: 

     

    Primeira Lei: Lei da semelhança. 

    As soluções de continuidade dessas feridas são semelhantes as feridas produzidas por intrumendos de dois gumes ou tomam a aparência de casa de botão. 

     

    Segunda Lei: Lei do paralelismo. 

    Quando estas feridas ocorrem em uma mesma região onde as linhas de força tenha um único sentido, seu maior eixo tem sempre a mesma direção. Porquanto, as lesões produzidas por instrumentos de médio calibre obedecem ao sentido das linhas de força das fibras elasticas da pele. 

     

    Lei de Langer: Lei do polimorfismo. 

    Lesões provocadas por ação perfurante de médio calibre em regiões onde exista pele cujas fibras elasticas estejam aglomeradas, podem apresentar formas anômalas, em aspecto de triângulo quadrilátero ou em ponta de seta. 

     

    Procurei escrever de forma resumida e sem ser copia e cola, caso tenha algum equivoco por favor me avisem. Bons estudos.

  • A questão a valia os conhecimentos do candidato a respeito de conceitos em traumatologia forense.

    I. CERTO. Quando um instrumento perfurante é de médio calibre, a forma das lesões assume aspecto diferente, obedecendo às leis de Filhos e Langer. A primeira lei de Filhos diz que essas lesões têm aspecto semelhante às produzidas por instrumentos perfurocortantes de dois gumes.

    II. ERRADO. quando essas lesões se mostram em uma mesma região onde as linhas de força tenham um só sentido, seu maior eixo tem sempre a mesma direção (e não o menor eixo!).

    III. CERTO. A lei de Langer estabelece que tais lesões podem ter forma diferente, bizarra, nos pontos de encontro de linhas de força.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • I. CORRETA - Lei da semelhança

    A primeira lei de Filhós estabelece que as soluções de continuidade dessas feridas assemelham-se às produzidas por instrumentos de dois gumes ou tomam a aparência de “casa de botão”.

    II. INCORRETA - Lei do paralelismo

    A segunda lei de Filhós estabelece que, quando essas feridas se mostram numa mesma região onde as linhas de força tenham um só sentido, seu MAIOR eixo tem sempre a mesma direção.

    III. CORRETA - Lei da elasticidade

    A lei de Langer estabelece que na confluência de regiões de linhas de força diferentes, a extremidade da lesão toma o aspecto de ponta de seta, de triângulo, ou mesmo de quadrilátero.